Início Saúde Gripe A antecipa férias escolares na rede municipal

Gripe A antecipa férias escolares na rede municipal

Ana Souza
[email protected]

A campanha de vacinação em Santa Cruz do Sul, contra a Gripe A, que em primeiro momento terminaria nesta sexta-feira, dia 28 de junho, foi prorrogada até o dia 2 de julho. Durante coletiva de imprensa – no Salão Nobre do Palacinho, na Praça da Bandeira – o prefeito Telmo Kirst, anunciou a compra de mais 3,8 mil doses da vacina contra a Gripe A (H1N1). O investimento foi de R$ 75.240,00, totalizando até o momento R$ 275 mil na compra das vacinas.
Duas importantes mudanças também foram divulgadas. A antecipação das férias escolares na rede municipais para o dia 1º de julho com término no dia 22 (as escolas das redes estadual e privada também serão orientadas a seguir as mesmas datas) e a ampliação da cobertura da idade vacinal, abrangendo crianças até 14 anos. Das 10 mil doses iniciais compradas pela Prefeitura Municipal, foram aplicadas 3.015, sendo 2.370 crianças e 645 professores. Os dados são do Programa Municipal de Imunizações e computados até a tarde de quarta-feira, 26 de junho.
Na coletiva de imprensa também foi divulgado, pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, mais um caso de morte por Gripe A no município. Um menino de oito anos, não vacinado, faleceu na semana passada. Esta é a terceira morte. “No total o número de casos da doença chega à 20, sendo mais outros 20 suspeitos. Deste total 6 crianças. A ideia é fazer o controle através da vacinação dos pequenos, evitando o maior número de casos, pois transmitem a doença por cerca de duas semanas, sendo que os adultos uma semana”, explica o médico infectologista, Marcelo Carneiro.
“Diferente de 2009, que eram muitas mulheres entre os casos da gripe, este ano são mais homens”, acrescentouo médico.“Todas as medidas estão sendo tomadas para que não aumentem os casos da Gripe A em nosso município. Os professores estarão repassando orientações aos pais para que levem os filhos para se vacinar. Estamos fazendo um apelo, é muito importante que as pessoas compareçam aos postos”, enfatizou o Prefeito Telmo Kirst.

BAIXA ADESÃO

No sábado, dia 22, foi realizado o Dia D. A mobilização contou com equipes em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Cemai e Posto Central. A procura, no entanto, conforme osecretário da pasta, Carlos Behm, foi muito aquém do esperado. “Com a ampliação das doses e da idade das crianças os pais terão o dever de levá-las para serem imunizadas. O vírus está circulando em nosso município, temos que prevenir o contágio.”
A prefeitura faz um chamamento aos pais para que não deixem de levar seus filhos a uma das unidades de saúde do município. As crianças recebem a segunda dose, após 30 dias da primeira aplicação. Também lembra que professores e funcionários de escolas municipais e estaduais de Santa Cruz, gestantes e doentes crônicos não devem deixar de se imunizar contra o vírus.
As doses estarão disponíveis nos Postos de Saúde dos bairros e no Cemai, que atenderão no final de semana. Quem for se vacinar, deve apresentar o Cartão SUS ou comprovante de atuação na rede escolar, que ficará na unidade em que a pessoa receber a vacina. Quem ainda não tem o cartão, pode procurar a Central de Marcação de Consultas (Casa) e ser vacinado no próprio local.

 

Arquivo/RJ

Férias escolares na rede municipal serão antecipadas para 1º de julho

Ana Souza

Durante coletiva prefeito Telmo anunciou a liberação de vacinas para crianças até 14 anos

DECOM/PMSCS/Divulgação

Campanha contra a Gripe A segue até o dia 2 de julho nos Postos de Vacinação