Início Esportes Série A2: Avenida abre ótima vantagem

Série A2: Avenida abre ótima vantagem

Nelson Treglia
[email protected]

Jogando em casa, nos Eucaliptos, o Avenida abriu uma ótima vantagem nas quartas-de-final do segundo turno, na Série A2. O Periquito derrotou o Brasil de Pelotas por 1 a 0 nesta quarta à noite. O jogo de volta acontece domingo, em Pelotas. Um aspecto essencial nesta vitória foi o Avenida não ter tomado gol em casa. No Bento Freitas, o Periquito pode empatar ou até perder por um gol de diferença, desde que marque gol (2×1, 3×2 em diante). Se o Brasil vencer por 1×0, a decisão vai para os pênaltis. A regra é do saldo qualificado, onde o gol fora de casa é critério de desempate.
O primeiro tempo entre Avenida e Brasil de Pelotas foi muito equilibrado. Um dos destaques do Periquito na etapa inicial foi o goleiro Vanderlei, que fez duas grandes defesas em cobranças de falta do Xavante. O Avenida teve pelo menos duas boas chances. A primeira num cabeceio do zagueiro Marcelo Oliveira, que passou próximo à trave. Outro lance de perigo do alviverde foi numa jogada individual do meia Alexandre, concluída num chute cruzado do volante Carlos Alberto: o goleiro Luiz Müller defendeu com firmeza. Na etapa inicial, o Brasil perdeu o volante Márcio Hahn, lesionado, substituído pelo lateral Tiago Ranow.
 
Ricardo Wendland

Periquito festeja gol de Carlos Alberto: time derrotou o Xavante por 1 a 0 nos Eucaliptos
 
No segundo tempo, alguns protagonistas do Brasil de Pelotas foram ex-jogadores da dupla Ave-Cruz. No início da etapa final, o centroavante Éder Machado desperdiçou uma ótima oportunidade, livre, na cara do gol, chutando para fora. Machado, que já jogou no Avenida e no Santa Cruz, foi substituído minutos depois por outro centroavante, Brasão, que ainda em 2013 disputou a Série A1 pelo Futebol Clube Santa Cruz.
O técnico do Avenida, Beto Campos, também realizou substituições. Saíram o atacante Lucas Podadeiro e o meia Fábio Pinho e entraram o atacante Fábio Buda e o volante Pierre. A terceira e última substituição do Brasil foi a entrada de William no lugar do meia Maicon Sapucaia. Beto Campos também fez a terceira alteração: na lateral-direita, saiu Teda e entrou Luis Fernando. Aos 36min, o Avenida teve uma boa chance, em cobrança de falta do meia Alexandre: a bola foi para fora.
 
Ricardo Wendland

Carlos Alberto comemora seu gol cercado pelos companheiros: Avenida ganhou na abertura das quartas-de-final
 
Mas o Periquito não desistiu e foi para a pressão. Com méritos, encontrou o gol aos 40min da etapa final. Alexandre cobrou escanteio da ponta-esquerda e o volante Carlos Alberto, de cabeça, estufou as redes de Luiz Müller: Avenida 1 x 0, placar final.