Início Saúde Hábitos errados podem causar dores musculares

Hábitos errados podem causar dores musculares

Passar mais tempo dentro de casa, faz com que obtenhamos posturas prejudiciais para o corpo

Ricardo Gais
[email protected]

Muitas pessoas convivem com dores na região da nuca pela má postura ao manusear os smartphones – Pixabay

A maioria das pessoas está em isolamento domiciliar em virtude da Covid-19. Algumas estão trabalhando de casa e outras fazendo tarefas, cuidando dos filhos, olhando televisão e conferindo as redes sociais e, no final do dia quando resolvem descansar, começam a sentir dores no corpo. Isso é resultado das atividades realizadas durante o dia, sem as devidas precauções com a postura, por se acomodar de qualquer jeito ou ficar muito tempo na mesma posição, assim, dores aparecem em regiões do corpo como na nuca, costas, pernas e quadril.

Em entrevista com a fisioterapeuta Fabiane da Rosa, ela aponta os principais hábitos praticados por pessoas, sem se darem conta, como: sentar de forma errada em frente ao computador não apoiando os dois pés no chão, não manter a coluna ereta apoiada no encosto da cadeira, permanecer por um longo tempo na mesma posição, a postura errada dos braços – sem o apoio na cadeira – manter as pernas cruzadas por um longo tempo provoca desnível do quadril, já que ele fica inclinado, o que mantém a coluna para um dos lados causando desconforto muscular. Levantar cargas pesadas sem dobrar os joelhos também não é o recomendado.

Outra dor constante é causada pela má postura da nuca, por usuários do aparelho celular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população brasileira convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear os smartphones.

A má postura pode vir a causar lesões da cervical e o indivíduo venha a sentir fortes dores de cabeça, sem saber que a dor vem do pescoço, pela inclinação incorreta da nuca ao mexer nos celulares. Este pode ser um dos motivos pelo qual jovens, adultos e até crianças relatam sentir constantes dores no pescoço e dores de cabeça.

Estes são apenas alguns hábitos considerados prejudiciais ao corpo humano e causadores de dores musculares ao longo do dia. Fabiane ainda ressalta que “a dor muitas vezes é resultado de hábitos errados que são condicionados ao corpo com o passar do tempo”.

Dores prolongadas nas costas não devem ser consideradas normais. É necessário dar uma atenção especial e procurar por um médico, pois pode causar danos maiores se não cuidado, explica a fisioterapeuta.

Melhorar a postura requer cuidados diariamente e Fabiane cita algumas orientações para evitar desconfortos musculares. O primeiro passo é incorporar novos hábitos no dia a dia. Para isso é necessário cuidar e se esforçar para ter uma boa postura, adotando algumas medidas como exercícios regulares de alongamento, reforço muscular e monitoramento da postura durante atividades diárias, com consciência.

Fabiane cita alguns exercícios para melhorar a postura, como fortalecimento da musculatura paravertebral e posterior, alongamentos de membros inferiores, região cervical e lombar e reforço de região abdominal, explica. “Lembrando sempre que qualquer exercício físico deve primeiro passar pela orientação de um profissional da área”, orienta a fisioterapeuta.

Outra medida simples é optar, ao dormir, pela posição de lado podendo utilizar um travesseiro para servir de apoio entre as pernas para preservar o alinhamento da coluna e reduzir a sobrecarga articular – principalmente para quem já apresenta dores e desconfortos – finaliza Fabiane.