Início Esportes História | EC Irmãos Coragem realiza encontro de campeões

História | EC Irmãos Coragem realiza encontro de campeões

Dirigentes, ex-atletas e torcedores tiveram um encontro festivo, junto ao Eisstock, em Linha Áustria

Atletas e diretoria campeões 1982 e 1993
Foto: Divulgação/RJ

Um clube que deixou sua marca registrada na história do futebol amador de Santa Cruz do Sul realizou um reencontro no dia 29 de outubro. Fundado em 1973, o EC Irmãos Coragem deixou um legado de conquistas e boas amizades, sendo que grande parte desses protagonistas se reuniram para relembrar seus feitos num almoço realizado no Eisstock, em Linha Áustria.
O clube foi fundado em 1973 por alguns irmãos, parentes e amigos e encerrou suas atividades em meados do ano 2000. Desde então, seus protagonistas não haviam se reencontrado para contar as histórias.
“Porém, nestes anos o time da pequena comunidade marcou história no futebol amador de Santa Cruz do Sul”, conta um dos líderes do time campeão municipal em 1993, Rogério Wartchow.
O Irmãos Coragem colheu o primeiro título em 1982 quando foi campeão do antigo Campeonato do Conselho Intermunicipal de Ligas (CIL), que reunia as ligas de Sinimbu, Monte Alverne, Citadino e Cinturão Verde. Na final, superou o glorioso FC Rio Pardinho.
Em 1992, a sua estrela voltou a brilhar, ao se tornar campeão da Taça de Prata do antigo Cinturão Verde, feito que possibilitou disputar o Campeonato Municipal de 1993. “Com uma campanha excepcional o time foi campeão invicto do Municipal de 1993, vencendo o campeonato ao bater na final a fortíssima equipe montada pelo E.C Linha Santa Cruz”, relembra o então zagueiro, Rogério Wartchow.
Ele conta que a fim de recordar estes momentos históricos, alguns antigos integrantes das diversas diretorias, entre eles João Goerk, Nestor Goerck, Paulo Roberto Goerck e João Dick, abraçaram a idéia de tentar reunir integrantes das diretorias, colaboradores e ex-atletas daquelas conquistas históricas e de outros momentos do clube.
“Reunimos em torno de 180 pessoas na Sociedade Eistock na Linha Áustria para um almoço festivo, programação que se estendeu até o final da tarde. Emoção não faltou, tomando conta dos presentes a cada homenagem, onde estavam os ex-atletas, familiares e torcedores, inclusive alguns ex-atletas vindos do Paraná e de Santa Catarina e de outras cidades do RS”, citou.
Ele disse que foi muito bom rever amigos de longa data, relembrar os bons momentos das acirradas disputas, das vitórias conquistadas. “Conseguimos rever as publicações nos jornais, as camisetas usadas pelo clube e até os vídeos ainda em VHS, gravados pela assessora Miriam Lau, que se fez presente no domingo”, contou Wartchow.