Início Geral Homenagem ao padre José Kentenich

Homenagem ao padre José Kentenich

Estátuas como a que será inaugurada em Santa Cruz do Sul, são encontradas em diversos santuários do mundo

Em comemoração aos 70 anos da passagem pela região do fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, padre José Kentenich, o Santuário de Schoenstatt estará realizando na tarde desse domingo, 7 de maio, uma série de atividades religiosas que marcarão a passagem da data. Elas acontecem na sede do próprio santuário, às margens da BR-471 em Santa Cruz do Sul. 

O destaque é a inauguração de uma estátua em homenagem ao padre fundador do movimento. O monumento será instalado ao lado do Santuário da Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Além disso, estão previstas uma bênção da estátua, uma missa e uma confraternização no local. 

A programação iniciará às 15 horas com a oração do santo terço junto ao Santuário. Em seguida, de acordo com o representante da União das Famílias de Schoenstatt, Matheus Swarowsky, organizador do evento, haverá um momento de orações feitas por todos os ramos, com ofertas de rosas ao fundador. Em torno das 16h30 será então proferida a bênção da estátua pelo Padre Zeno Rech. Logo após é a vez da Santa Missa acontecer, por volta das 17 horas. Por fim, uma confraternização acontecerá entre todos os presentes. Toda a comunidade está convidada. 

O fundador e seu movimento

O Padre José Kentenich, nasceu em 16 de novembro de 1885 na cidade de Gymnich, na Alemanha e foi ordenado sacerdote em 8 de julho de 1910 e já em 1914, no dia 18 de outubro fundou o Movimento Apostólico de Schoenstatt, através de uma palestra proferida para um grupo de jovens seminaristas em uma pequena capela restaurada pelos próprios jovens, que através de um sério compromisso em sua autoeducação, pediram em troca que a Mãe de Deus de estabelecesse naquele local, o que posteriormente foi denominado da primeira Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

Hoje o Movimento Apostólico de Schoenstatt está espalhado pelo mundo com mais de 200 Santuários, com uma catequese mariana e uma intensa vida de oração e adoração pela missão específica de um amor terno e filial à Mãe de Deus. Além disso, por ter sido dotado de um profundo senso profético, o Padre José Kentenich passa por um processo de canonização. Resta apenas que sejam registradas por escrito todas as graças alcançadas pelas pessoas já beneficiadas.