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Hospital compra produtos da agricultura familiar do RS

Associações e cooperativas de agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e grupo de mulheres poderão vender seus produtos para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul.

O Grupo abriu uma chamada pública para a aquisição de 27 produtos vegetais higienizados da agricultura familiar.

Os interessados em participar do edital devem enviar as propostas pela internet até as 12 horas do dia 15 de dezembro.

Segundo o Coordenador de Compras e Planejamento do GHC, Ederich Herbert Zinner, os produtos deverão ser descascados, embalados e resfriados para chegar aos hospitais prontos para o preparo.

“Nós sabemos que estamos adquirindo produtos com maior qualidade e, assim, valorizando efetivamente a agricultura familiar. O hospital tem a preocupação de ter a questão social atrelada à questão dos alimentos”, explica.

Alimentos higienizados que serão adquiridos: aipim, alface, alho macho, batata doce, batata inglesa em cubos/palito/palha/rodelas, batata inglesa inteira, beterraba em cubos/palito/palha/rodelas, brócolis, cebola inteira, cebola em cubos/rodelas, cenoura em cubos/palito/palha/rodelas e cenoura inteira.

Também chicória, chuchu em cubos/palito/palha/rodelas, chuchu inteiro, couve chinesa, couve flor, couve verde, espinafre, moranga cabotiá para caramelar, moranga vermelha em cubos, moranga vermelha higienizada, rúcula, tempero verde higienizado, vagem inteira e vagem em cubos.

O Grupo Hospitalar Conceição é a maior rede pública de atendimento no Sul do País com leitos 100% do Sistema Único de Saúde (SUS).

O GHC é vinculado ao Ministério da Saúde (MS) e formado por quatro hospitais, uma Unidade Pronto Atendimento (UPA), 12 postos de saúde, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e um Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde. Atende a população de Porto Alegre, do entorno e dos municípios do interior do Rio Grande do Sul.

PAA

A aquisição é baseada no modelo de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que tem como objetivo promover o acesso à alimentação às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

A compra institucional possibilita que estados, municípios e órgãos federais da administração direta e indireta comprem alimentos, por meio de chamadas públicas com dispensa de licitação, com seus próprios recursos financeiros.

Mais informações sobre a Chamada Pública na Gerência de Materiais do GHC, no horário de 8h às 12h e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, em Porto Alegre. Ou pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (51) 3357-2519 e (51) 3357-2515.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário