LUANA CIECELSKI
[email protected]
O município de Santa Cruz do Sul tem investido cada vez mais em atividades turísticas dentro da cidade. Um exemplo disso é a recente inauguração do Parque de Aventuras da Gruta, as reformas no entorno do Lago Dourado, entre outros projetos. Diante disso, é bastante natural que a cidade comece a ser cada vez mais vista como um local para turismo, e consequentemente, passe a receber mais pessoas de fora. Para receber essas pessoas, porém, é preciso que se tenha acomodações de qualidade. E é pensando justamente nisso que o anúncio de um investimento de R$ 20 milhões para a construção de um hotel foi feito, no Palacinho da Prefeitura, no fim da tarde da última sexta-feira, 23 de dezembro.
O investimento é da rede AccorHotels que, através de uma parceria entre a Vêneto Empreendimentos Imobiliários, Swarowsky & Moraes e Atrio Hotéis, abrirá em Santa Cruz do Sul um hotel da marca Ibis. O empreendimento contará com 5700 m² de área construída em um terreno de 2400 m² na rua Thomaz Flores, 438. No total, serão seis andares, 126 apartamentos e 65 vagas de estacionamento.

As obras devem iniciar ainda em 2017 e a previsão de entrega do hotel, pronto para o uso dos turistas é para 2019. De acordo o empresário Astor Grüner, da Vêneto Empreendimentos Imobiliários, já faz três anos que o projeto está sendo elaborado.
Durante a apresentação do projeto, o empresário Vinícius Moraes, da Swarowsky & Moraes, fez questão de ressaltar a qualidade do atendimento dos hotéis da marca Ibis. “São apartamentos econômicos, mas que oferecem muito conforto, com internet e televisão. Além disso, a marca Ibis é uma das poucas que oferece serviço de lanches 24 horas. Outra das marcas da Ibis é que todas as demandas apresentadas pelos hóspedes devem ser resolvidas em 15 minutos ou o cliente fica isento de pagar as tarifas”, contou.

Economia forte
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Léo Schwingel, o investimento na cidade é uma demonstração do quanto Santa Cruz do Sul do Sul é forte, mesmo diante de uma crise econômica. “Temos dados que indicam que Santa Cruz é próspera e é isso que atrai os investidores. Eles têm confiança no município como investidores”.
Já o prefeito, Telmo Kirst, destacou que essa prosperidade é fruto de um árduo trabalho. “Estamos trabalhando muito para atrair investimentos e gerar empregos. Melhoramos diariamente a infraestrutura da cidade para facilitar a chegada de novos empreendimentos”, disse Kirst. E com a chegada desses novos empreendimentos, automaticamente são geradas novas vagas de trabalho. Só no Hotel Ibis, está prevista a geração de 56 empregos diretos.
Telmo também apontou que Santa Cruz do Sul tem, sim, uma carência de rede hoteleira, não pela qualidade dos serviços já oferecidos, mas pela quantidade de quartos e leitos disponíveis. “Durante eventos grandes, como a Oktoberfest, muitas pessoas chegam a procurar serviços de hotelaria de municípios vizinhos para se hospedar. Além disso, o município é privilegiado na criação e atração de novos eventos. Precisamos de estrutura para receber os turistas”, disse.














