Início Especiais Motoboy: Ele está na rua para você ficar em casa

Motoboy: Ele está na rua para você ficar em casa

Categoria vem sendo ainda mais requisitada por lojistas para realizar tele-entregas

Grasiel Grasel
[email protected]

Izaquiel: “Tem um ser humano por trás do capacete e ele tem uma família” – Rolf Steinhaus

Não é de hoje que o serviço do motoboy é bastante requisitado para os serviços de delivery no comércio. No Brasil, estima-se que o ofício existe pelo menos desde a década de 80, quando os veículos de quatro rodas (ou mais) já lotavam as ruas de grandes capitais e só as pequenas motos eram capazes de cortar grandes distâncias em um curto período de tempo. Agora, em um período de isolamento como o que vivemos, o entregador vem sendo cada vez mais valorizado, pois é ele quem sai às ruas para podermos ficar em casa.

De acordo com o Sindilojas/VRP, entidade que representa os lojistas em Santa Cruz do Sul, não existe uma estimativa precisa quanto ao aumento da contratação de serviços dos entregadores, no entanto, a procura por trabalhadores do ramo teve uma curva ascendente neste período. Muitos clientes, inclusive, vêm preferindo a opção da tele-entrega mesmo com as flexibilizações que permitem às lojas receberem compradores pessoalmente.

Izaquiel Moises da Silva, 46 anos, é um dos muitos motoboys que tiram o sustento da família realizando entregas em Santa Cruz do Sul. Ele já trabalha no ramo há 15 anos e começou com o objetivo de buscar uma renda extra, pois precisava complementar a renda da família. Há cerca de um ano ele leva uma das pizzas mais respeitadas da cidade, a PizzaYou, para os clientes que buscam um jantar com mais qualidade.

O motoboy conta que o serviço de entregas passou ser a principal renda da família depois que começou a ficar o dia todo em cima da moto cortando as ruas da cidade. É a Honda Bros que lhe ajuda a manter as contas em dia, bem como a sustentar o enteado e os filhos. A esposa, que é igualmente fundamental para a saúde financeira da casa, também trabalha na PizzaYou na montagem das pizzas.

PREVENÇÃO É O CAMINHO

Sobre trabalhar durante a pandemia, Izak, como é conhecido no trabalho, conta que aprendeu a conviver com o receio de se contaminar, mas não deixa de se cuidar a cada nova entrega. “Nós temos contato com vários tipos de pessoas, então a gente tem que se proteger usando álcool e máscara sempre. A gente nunca sabe quem tem e quem não tem o vírus, em um descuido tu pega e passa pra tua família toda, aí complica, né?”, conta, mostrando a preocupação com a família.

Para prevenir quaisquer contaminações, o motoboy acompanhou as instruções dadas pela Secretaria de Saúde a todos os motoboys do município, em reunião realizada na manhã do dia 23 de março, na sede da pasta. Ele sempre passa álcool gel nas mãos quando chega no endereço do cliente e também quando finaliza a entrega. “Não adianta eu passar só quando eu chegar. Se o cliente não se imunizou eu passo pra outras pessoas, então eu limpo as mãos de novo”, explica, mostrando ter dominado os protocolos de segurança.

COMPROMETIMENTO COM OS CLIENTES

O administrador da PizzaYou, Jeferson Gerhardt, reconhece a importância ainda maior do trabalho dos entregadores neste momento de pandemia. Ele explica que métodos de prevenção já eram rotina, mas foram reforçados de acordo com as orientações da Prefeitura e demais órgãos da saúde para garantir a segurança tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Gerhardt frisa também que considera importante valorizar o trabalho não apenas dos motoboys ou dos profissionais da saúde, mas de todos os trabalhadores que seguem garantindo a continuidade da economia e do abastecimento da sociedade com bens e serviços essenciais. “O pessoal da saúde está no front, em uma situação mais delicada, mas não podemos nos esquecer de todas essas outras categorias que trabalham diariamente para que a roda continue girando”, destaca.

TODOS CUIDAM UNS DOS OUTROS

Enquanto se prepara para iniciar mais uma noite de trabalho, Izak lembra a todos os colegas de profissão e demais trabalhadores que seguem se arriscando para permitir que as demais pessoas possam ficar em casa, seguras, que as medidas de prevenção são essenciais em todos os lados. “O importante não é só continuar trabalhando, a gente tem que se cuidar, não adianta cuidar só dos clientes ou só eles se cuidarem. É a mesma situação dos profissionais da saúde, que se cuidam porque também têm família em casa”, conta.

Aproveitando o espaço, o entregador agradece a todas as pessoas que têm elogiado os seus serviços e os de seus colegas neste período, arriscando a própria vida para preservar a saúde dos clientes. “A gente fica feliz com os que tem esse lado mais humilde, que sabem que tem um ser humano por trás do capacete, que ele tem uma família e mesmo assim está se arriscando para fazer a entrega”, conclui. O Riovale Jornal agradece não apenas ao Izaquiel e seus colegas de ofício, mas também a todos os que continuam trabalhando e os que ficam em casa por nós.