
Divulgação/Sicredi-VRP
Uma parceria inédita entre a Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, a cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e a Afubra possibilitará o embarque de sete jovens rurais da região para o estado da Baviera, na Alemanha. A divulgação dos selecionados ocorreu na sexta-feira, 10, e a viagem de estudos terá duração de seis meses, com imersão linguística, cultural e profissional no meio rural alemão.
O projeto-piloto conta com apoio internacional do Ministério da Agricultura da Baviera e do centro educacional Seminarhaus Grainau. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural da região e manter vivo o idioma alemão, além de tornar o campo mais atrativo e tecnológico para as novas gerações.
De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, a experiência é um investimento no futuro dos jovens. “Essa iniciativa vai ao encontro do nosso propósito de investir e capacitar pessoas, promovendo sempre o desenvolvimento regional. Esperamos que os jovens aproveitem esta oportunidade, voltada também para o fortalecimento da sucessão familiar e que se inspirem no campo profissional e possam se tornar interlocutores entre Brasil e Alemanha”, afirmou.
A professora e proprietária da Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, destacou o caráter cultural da proposta. “Todos os selecionados são filhos de produtores rurais, associados ao Sicredi, e residentes em municípios do Vale do Rio Pardo. Eles participaram de aulas técnicas de preparação, funcionando como uma ponte cultural construída para a viagem. Eu irei acompanhá-los no primeiro mês na Alemanha”, explicou.
Os sete jovens foram escolhidos entre 31 interessados e classificados por meio de exame de proficiência do Instituto Goethe: Daniel Bender, de Linha Nova; Ivan Sehnem, Vera Cruz; Carine Wendland, de Linha Andreas; Arthur Wink, de Vila Progresso; Jaqueline Schwendler, Linha Arroio Grande; Daiana Berlt, de Linha Dona Josefa; e Manuella Junqueira, de General Câmara. Eles embarcam em maio e permanecem até outubro, hospedados em casas de famílias rurais, com atividades de estudo e trabalho remunerado.














