Início Economia IPTU: 675 estão isentos em 2018

IPTU: 675 estão isentos em 2018

Sara Rohde

O prazo final para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU está chegando. Quem não efetuou o pagamento do imposto desse ano até agosto, pagará juros de 4%, multa de 1% e se não quitar o valor até 31 de dezembro, ficará com dívida ativa no município. 
A partir de semana que vem chegará às residências, o IPTU de 2018. Este deve ser pago com 5% de desconto até o dia 2 de janeiro, no Banco do Brasil, Banrisul e Correspondentes e Caixa Econômica Federal e Lotéricas. 
Quem optar por parcelar a cobrança deverá quitar a dívida em oito vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 2 de janeiro e as restantes no dia 15 de cada mês. Se a parcela for inferior a R$ 86,06 o número de prestações diminuirá.
Em 2018 serão distribuídos 63mil carnês com redução de 1,46% no valor devido ao recuo da inflação. 
Isentos do pagamento são 675 santa-cruzenses. Segundo o Secretário da Fazenda de Santa Cruz do Sul, Álvaro Conrad, a isenção é para todos os titulares de imóveis que tiverem mais de 65 anos e tenham uma renda familiar até três salários mínimos, ou titulares que tenham menos de 65 anos e comprovem até dois salários mínimos. Ambos devem possuir somente um imóvel no município de Santa Cruz e não ter dívida com a prefeitura. Os requerentes devem morar no imóvel para o qual buscam o benefício e o imóvel deve estar no nome do requerente ou cônjuge. Lembrando que os isentos continuam a pagar a taxa do lixo, esta chega nas residências com carnê para pagamento.
Para solicitar a isenção o requerente precisa juntar a documentação necessária e encaminhá-la a partir de janeiro até julho (sempre um ano antes da data do vencimento).
O carnê da cobrança deverá chegar no máximo até o dia 15 de dezembro pelos correios. As cobranças vêm de Curitiba na semana que vem e já começam a ser distribuídas. Quem não receber a guia pode imprimir a segunda via no site da Prefeitura www.santacruz.rs.gov.br (que já está disponível desde 14 de novembro) ou pagar direto na Secretaria da Fazenda do município. 
Até o dia 20 de novembro, apenas seis santa-cruzenses efetuaram em dia o pagamento do imposto.

Documento necessários para isenção: 

CPF e RG de todos os moradores;
Certidão de nascimento dos filhos menores de idade;
Certidão de óbito do cônjuge, no caso de ser viúvo (a);
Certidão de divórcio se for o caso;
Carteira de trabalho dos moradores;
Todos os contracheques do ano anterior (ou assinar a declaração para quem não teve a carteira assinada);
Rescisão de contrato de trabalho se tiver ocorrido no ano anterior;
Comprovante de seguro desemprego se tiver ocorrido no ano anterior;
Extrato da aposentadoria ou pensão se for o caso (retirar no INSS);
Certidão de exclusividade em nome do casal (retira no Registro de Imóveis);

Quem não receber a guia pode imprimir a segunda via no site da Prefeitura ou pagar na Secretaria da Fazenda do município