Início Geral JMJ: Papa celebra missa em Copacabana

JMJ: Papa celebra missa em Copacabana

O papa Francisco já entrou para a história como um dos papas mais carismáticos. Prova disso é a constante quebra de protocolo feita por Francisco durante sua passagem pelo Brasil. O papa circulou na manhã desta sexta-feira, 26, por meia hora pelo centro da cidade do Rio de Janeiro de papamóvel. O pontífice saiu em carro fechado da Quinta da Boa Vista, onde ouviu a confissão de cinco jovens, e trocou de veículo na Rua Manoel de Carvalho, atrás do Theatro Municipal, na Cinelândia, pouco antes das 10h30.
Ele seguiu no carro aberto até o Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória, a 1,5 quilômetro dali. Durante o percurso, os fiéis se aglomeraram nas grades que separam as calçadas das ruas por onde o papa passou. A todo momento, o carro parava para que ele beijasse e abençoasse crianças, que eram levadas por seguranças e policiais até o pontífice. Um menino abraçou o papa e ficou muito emocionado, sendo amparado pelos próprios seguranças. Pouco antes de chegar ao palácio, ele desceu do papamóvel e caminhou até os fiéis. Francisco abraçou e beijou algumas pessoas e depois voltou ao veículo para terminar o trajeto.
 
 
Tânia Rêgo/ABR

Francisco é ovacionado pelos fieis no Rio de Janeiro
 
 
Já neste sábado, a peregrinação começa às 7h, quando toda a rota será liberada aos pedestres, mas com faixas, também, para passagem de carros. Os acessos ao bairro de Copacabana serão fechados às 12h. A missa com o papa Francisco está prevista para as 19h. Os jovens devem chegar à Central de metrô, ônibus ou trem. O percurso de 9,5 quilômetros vai seguir pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, Aterro do Flamengo, Praia de Botafogo, túnel da Avenida Lauro Sodré e a Avenida Princesa Isabel. 
O papa Francisco visitou a comunidade de Varginha durante a semana, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade. O papa fez um apelo às autoridades públicas, aos mais ricos e à sociedade para que não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ele pediu políticas nas áreas de educação, saúde e segurança.
 
 
Tânia Rêgo/ABR

Papa Francisco visitou também a comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
Mudança de planos
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no domingo, 28, foi transferida de Guaratiba, na zona oeste, para Copacabana, zona sul. Por causa da chuva, o terreno está encharcado, impedindo a realização do evento.
De acordo com Eduardo Paes, a decisão de transferir o evento foi tomada após vistoria de técnicos da Prefeitura ao local. Depois de vários dias de chuva no Rio, o terreno de Guaratiba, chamado Campo da Fé (Campus Fidei) está encharcado e se tornou um lamaçal, o que tornou inviáveis os eventos programados para o local. (Agência Brasil)