Início Geral JMJ: Santa-cruzenses viajaram no domingo

JMJ: Santa-cruzenses viajaram no domingo

Diego Dettenborn – [email protected]
 
 
No último domingo, 21 de julho, ocorreu na Catedral São João Batista uma missa de envio para todos aqueles que embarcariam rumo ao Rio de Janeiro. De 23 a 28 deste mês ocorre, em solo carioca, a Jornada Mundial da Juventude, na ocasião cerca de dois milhões de jovens deverão se encontrar. De Santa Cruz do Sul aproximadamente 250 jovens participam do encontro, 88 santa-cruzenses embarcaram para a JMJ após a missa.
O último compromisso do grupo antes de partir teve a benção do bispo Dom Canísio Klaus como ponto alto. Valéria Fischer, coordenadora da Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul destacou o momento. “Acho que quando chegarmos lá é que realmente vamos sentir aquilo tudo que o momento pode apresentar. No altar aqui já foi uma grande emoção”.
No final da missa aconteceu a benção ao grupo que viajaria até o Rio de Janeiro e às 21h partiram os dois ônibus responsáveis por levar os santa-cruzenses até a Jornada Mundial da Juventude. 
 

Rolf Steinhaus

Missa de envio marcou partida de fiéis para o Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
 
 
 
Agenda do Papa
 
O Papa Francisco chegou ao Brasil na tarde da segunda-feira, 22 de julho. Ele seguiu em carro fechado para o centro do Rio, onde desfilou a bordo do papamóvel para milhares de pessoas. Em seguida, foi para o Palácio Guanabara, na sede da administração do governo do Rio de Janeiro, onde participou da cerimônia de boas-vindas. Ali, ele fez seu primeiro discurso no Brasil. 
Nesta quarta-feira, 24 de julho, às 8h15, o papa Francisco deixa o Rio e vai até Santuário Nossa Senhora Aparecida. No final da tarde, no Rio, o Papa visita o Hospital São Francisco de Assis, que se dedica à recuperação dos dependentes de droga e de álcool.
 
Tomaz Silva/ABR

Papa Francisco arrastou uma multidão na sua chegada ao Brasil
 
 
 
 
 
Quinta-feira
 
Às 9h30, recebe das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Às 10h, Francisco deixa o Palácio da Cidade e visita a Comunidade da Varginha – Manguinhos, que faz parte de uma ampla favela pacificada no programa de recuperação realizado pelas autoridades brasileiras. Já às 17h, o Papa vai para Copacabana onde ocorre a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. 
 
Sexta-feira 
 
Pela manhã, o papa celebra a Santa Missa, em privado, na residência do Sumaré, onde está hospedado. Às 10h, o papa recebe a confissão de cinco jovens de cinco continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania), na Quinta da Boa Vista. Após as confissões, Francisco se transfere para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro e será recebido pelos religiosos.
Às 11h, o papa se encontrará, reservadamente, com cinco jovens detentos, acompanhados de alguns assistentes. Em seguida, Francisco e o arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a capela onde encontrará as irmãs que trabalham na residência.
Às 17h, Francisco estará na Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: Francisco, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra e ao final, fará uma oração, depois, ele retornará ao Sumaré onde pernoitará.
 
 
Papa no Twiter
 
Um dia após chegar ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, o Papa Francisco publicou, uma mensagem de agradecimento em sua conta na rede social Twitter (@pontifex_pt). “Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridades pela magnífica acolhida em terra carioca!”, disse o pontífice. Fonte: Agência Brasil