Início Especiais Jovem rural: aprendizado do interior para a cidade

Jovem rural: aprendizado do interior para a cidade

Marieli traz as raízes do meio rural para seu trabalho junto ao sindicato

Eles trazem de berço o aprendizado das famílias do meio rural. Saem cedo do interior para a cidade em busca dos direitos de suas famílias que permanecem no campo para garantir o alimento nosso de cada dia. Assim são aqueles que carregam a luta diária ensinada por seus pais e avós, assim é a juventude rural. Um dos exemplos de que o jovem é o futuro de uma geração é a Marieli Elena Muller, 26 anos.


Marieli tem seu trabalho focado nas entidades ligadas aos jovens. Está diretamente inserida ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras (STR), em que é vice-tesoureira. Também faz parte, junto com Cristian Vagner, das Coordenações de Jovens, no âmbito municipal – com abrangência em Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras – e âmbito regional, que contempla 16 municípios e 10 sindicatos. Ainda participam da Coordenação Estadual de Jovens.


Residente e natural de Vale de Sol, ela traz as raízes do interior para junto do sindicato e na busca da valorização dos jovens rurais. “Aprendemos muito com as famílias do interior e, por isso, os jovens devem valorizar o trabalho que aprenderam com seus pais. Temos duas comissões, a municipal, na qual participam cerca de 30 jovens, e a regional formada por 40 jovens. Desenvolvemos diversas atividades com foco na diversificação no meio rural e a valorização da juventude. O objetivo é realizar, conforme os protocolos da Covid-19, uma reunião presencial por mês. Também voltaremos às atividades presenciais com palestras e visitas no campo. Temos na diretoria do Sindicato 20% de jovens e 30% de mulheres, está no estatuto”.


Visando enaltecer ainda mais os jovens rurais, o deputado estadual Heitor Schuch instituiu o Dia Estadual da Juventude Rural, comemorado em 15 de julho, desde 1999, mês em que se celebra também o Dia do Colono e Motorista. O intuito da data é fazer homenagens e valorizar os jovens que exercem atividades ligadas à agricultura e pecuária, e também ampliar a discussão sobre a importância da juventude rural e seu trabalho no campo.
“A data também foi lembrada na tribuna da Câmara de Vereadores, e também entregamos ofício para o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, que é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Buscamos, juntos aos vereadores e prefeitos, um projeto de lei sobre a isenção do ITBI, que é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, cobrado quando alguém vende ou compra terras, tanto para o interior quanto para a cidade. Também queremos nos inserir cada vez mais, como jovens, no programa do “Terra Brasil”, que é um Programa Nacional de Crédito Fundiário que financia a compra da terra para trabalhadores rurais, e pedimos investimentos em infraestrutura”, explicou Marieli.

Ter uma data alusiva é uma grande conquista, destacou a jovem. “É um dia muito positivo de reflexão e de luta. Para que possamos permanecer no interior falta valorização. Precisamos mais políticas públicas para a juventude permanecer no campo. A questão financeira é a principal, digamos, ferramenta para que se permaneça no interior. Temos um grande apoio através dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os interessados podem solicitar no sindicato o curso, e o professor vai até o interior ministrar as aulas. Para mim é uma grande alegria ter uma data alusiva aos jovens e também uma que contemple os colonos e motoristas”.

SUCESSÃO RURAL

As juventudes rurais de todo o território brasileiro estão mobilizadas pela aprovação do Projeto de Lei 9.263 de 2017, que institui a Política e o Plano Nacional de Juventude e Sucessã Rural. A proposta tem o “objetivo de integrar e articular políticas, programas e ações para a promoção da sucessão rural e a garantia dos direitos das juventudes do campo, das florestas e das águas”.
Para a identificação do público, a proposta faz referência a duas legislações específicas: a Lei da Agricultura Familiar (Lei. 11.326/2006) e o Estatuto da Juventude (Lei. 12.852/2013). Outras ferramentas relevantes são o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf).
Segundo Marieli, foram confeccionados dois ofícios para serem entregues à Comissão Estadual de Jovens juntamente para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e outro para o deputado Heitor Schuch. “O objetivo é realizar uma reunião visando buscar mais agilidade na aprovação da PL da juventude rural e uma reunião cobrando inserção e melhorias de sinal de internet rural”.

Na entrada do STR, painel lembra as
conquistas e a data alusiva aos jovens rurais

Ana Souza

ana@riovalejornal