Início Geral Lançada a 27ª Feira do Livro de Santa Cruz

Lançada a 27ª Feira do Livro de Santa Cruz

Everson Boeck
[email protected]

Com o tema “Ler Transforma”, foi lançado na noite de terça-feira, 19, no Espaço Camarim, o evento considerado o mais importante da área cultural de Santa Cruz do Sul: a 27ª Feira do Livro, que acontece de 5 a 14 de setembro na Praça Getúlio Vargas. Este ano o patrono é Aldyr Garcia Schlee e a homenageada é Lélia Almeida, ambos gaúchos. O evento é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura Municipal e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o patrocínio de Sicredi, Xalingo, Pioneer Sementes, Unimed VTRP e Oktoberfest. Killy Freitas e Jairo Padilha abrilhantaram o lançamento da 27ª Feira do Livro com belíssimas apresentações musicais.
Roberta Pereira, gerente da unidade local do Sesc, explica que tema do evento pretende mostrar o poder transformador da literatura. “Acreditamos que a leitura possa transformar as pessoas, assim como transformou a evolução do homem ao longo da história”, explica. A arte para a confecção do material de divulgação e mídia, conforme Roberta, foi um desafio feito aos alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, habilitação Publicidade e Propaganda, na disciplina de Campanha Publicitária 2. “Os alunos foram organizados em quatro grupos e muitas ideias superinteressantes surgiram. O escolhido está baseado na teoria darwinista e mostra a evolução do homem atrelada ao conhecimento. Se tu perceberes o homem inicia riscando com os dedos na terra, depois ele tem um livro e hoje um tablet”, compara.
Durante o lançamento da Feira do Livro, Roberta ressaltou a importância da participação dos professores. “Sempre lembramos aquele professor que nos incentivou a ler e realmente eles são uma referência nas escolas e nas comunidades. São eles que motivam os jovens e crianças a se aproximarem dos livros. Felizmente há representantes de diversas escolas aqui e esperamos que todos se engajem para que tenhamos um evento maravilhoso”, observa.
O patrono e a homenageada, de acordo com Roberta, foram escolhidos pela importância de seus trabalhos. “O Aldyr já participou de outra edição da Feira como convidado e, além disso, admiramos o trabalho dele. A Lélia a mesma coisa. Ela já morou em Santa Cruz e está no auge de sua carreira. É mais do que adequada esta homenagem aos dois”, comenta. Quanto à programação, a diretora da unidade local do Sesc frisa que foi pensada para todos os públicos, um evento voltado para as crianças que não sabem ler até a terceira idade. “Haverá espaços para todos os públicos e todas as idades. Estamos ansiosos e animados”, afirma.

Fotos: Everson Boeck

Espaço Camarim foi o palco do lançamento da Feira, que ocorrerá de 5 a 14
de setembro, na Praça Getúlio Vargas. Na foto, Roberta Pereira, diretora do
Sesc, responsável pelo evento, e as soberanas da Oktoberfest apresentando
a festividade

UM POUCO DA PROGRAMAÇÃO

Os principais homenageados, Aldyr Garcia Schlee e Lélia Almeida, estarão em dois momentos participando das atividades da 27ª Feira do Livro. Lélia estará no dia 8, às 19h30, no auditório central da Unisc, em um bate-papo com a escritora Valesca de Assis. Mediado pela professora Fabiana Piccinin, do Curso de Comunicação Social, o tema será literatura feminina. Já o patrono do evento estará em Santa Cruz no dia 11. Nesta data, às 9h30, haverá uma homenagem a ele no palco principal, na Praça Getúlio Vargas, e em seguida, às 10h, uma coletiva de imprensa. À noite, às 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, ele participará de um bate-papo mediado pelo professor e Pró-Reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider. A diretora do Sesc, Roberta Pereira, também enfatizou a presença de outros escritores que lançarão livros e revistas no Espaço dos Escritores. Haverá, ainda, Mostras Literárias, Exposições e muito mais.

> Horário de funcionamento da Feira:
 
1ª sexta-feira – das 19h às 22h
 Segunda a sexta-feira – das 8h30 às 19h
 Sábados – das 9h às 21h
 Domingos – das 14h às 19h / Livreiros das 10h às 19h


Killy Freitas e Jairo Padilha abrilhantaram o lançamento da 27ª Feira do Livro

Programação: