Início Política Leonel Garibaldi protocola pedido para ativar Tribuna Popular

Leonel Garibaldi protocola pedido para ativar Tribuna Popular

Foto: Jacson Miguel Stülp

O vereador Garibaldi do NOVO protocolou o Projeto de Resolução da Tribuna Popular, que poderá ocorrer nas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul.

Garibaldi busca a construção da democracia participativa, através da oportunidade de qualquer cidadão fazer uso da palavra na Tribuna. Expondo suas demandas, trazendo ao debate público as reivindicações da população e aproximando mais o poder legislativo da sociedade.

O projeto prevê que nas sessões haverá disponibilidade para duas pessoas fazerem uso da palavra, pelo tempo de cinco minutos cada, para falar de assuntos pertinentes ao Município. O vereador acredita que assim o cidadão terá mais participação no cuidado, fiscalização e definição das prioridades públicas.

Segundo o texto, as inscrições poderão ser protocoladas em até cinco dias úteis anteriores à próxima sessão ordinária, diretamente na Secretaria da Casa Legislativa, onde o inscrito deverá apresentar a pauta que pretende expor e assinar um termo de responsabilidade civil e criminal. Os dois primeiros inscritos de cada semana receberão o direito à palavra na Tribuna.

A iniciativa não é novidade para Garibaldi, que já reivindicava a Tribuna Popular desde os tempos de militância no movimento João da Silva, quando fazia a supervisão de todas as sessões da câmara em busca de um espaço para exercer sua cidadania. Espaço este nunca obtido.

Agora como vereador eleito, seu primeiro projeto é justamente uma resposta aos anseios da população que quer se fazer ouvir.

Poderão se inscrever para fazer uso da palavra quaisquer cidadãos que sejam moradores de Santa Cruz do Sul e tenham domicílio eleitoral na cidade. Excluem-se apenas aqueles que estiverem inscritos como candidatos para cargos eletivos.