Início Cultura Literatura | Muitos atrativos até o domingo na 34ª Feira do Livro

Literatura | Muitos atrativos até o domingo na 34ª Feira do Livro

Programação iniciou sexta-feira, dia 5 e se estende até o domingo de Dia das Mães

Com o tema “Leitura: Mãe do Conhecimento” feira conta com 18 livreiros
Fotos: Claudine Friedrich

A Praça Getúlio Vargas recebeu, na noite de sexta-feira, 5, leitores, escritores, feirantes e autoridades para a abertura oficial da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que conta com 18 livreiros e se estende até 14 de maio. Com o tema “Leitura: Mãe do Conhecimento”, a Feira deste ano escolheu como patrona a autora Marô Barbieri, o comunicador Romar Beling para escritor homenageado e a professora Lígia Hertzer como personalidade incentivadora da leitura. A organização é da Prefeitura e do sistema Fecomércio Sesc/Senac.

Participaram da cerimônia a prefeita Helena Hermany; o gerente de cultura do Sesc/RS, Silvio Bento; o diretor da unidade SESC Santa Cruz do Sul, Fabricio Gianezini; o presidente do Sindilojas, Mauro Spode; os secretários municipais de Educação, Wagner Machado – representando o vice-prefeito e secretário da Saúde, Elstor Desbessel -; de Cultura, Marcelo Corá; de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins; e de Agricultura, Decio Luís Hochscheidt.

A patrona da Feira, a autora Marô Barbieri

INCENTIVO À ECONOMIA CRIATIVA
Proferido junto ao som da chuva intensa que não deu trégua durante a cerimônia -, a prefeita de Santa Cruz do Sul lembrou da importância da Feira do Livro como atração de turistas, incentivo à economia criativa, geração de emprego para diversas famílias e oportunidade de acesso à cultura e ao conhecimento para todas as idades. “A leitura é capaz de desenvolver habilidades como a criatividade, o pensamento crítico e a empatia, estimular a imaginação, além de contribuir para a formação de valores éticos e morais”, disse Helena, após parabenizar os homenageados e agradecer aos servidores que atuam na organização do evento.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira – que até poucos dias atrás dirigiu a unidade do SESC na cidade, sendo uma das grandes responsáveis pela organização da 34ª Feira do Livro -, recebeu agradecimentos especiais durante o pronunciamento de Fabricio Gianezini, que assumiu a direção da unidade no mês passado. Ele demonstrou alegria pela oportunidade de estar à frente da organização da Feira deste ano e destacou a relevância do evento para a movimentação do comércio local e do desenvolvimento do município.

Emoção nos discursos dos homenageados

Para fazer jus ao foco da participação da família no incentivo à leitura – assunto que deve nortear os espaços culturais da 34ª Feira do Livro -, a escolhida como patrona da edição é uma das mais importantes autoras gaúchas de livros infantis e infantojuvenis. Natural de Bento Gonçalves, Marô Barbieri é integrante da Academia Rio-Grandense de Letras e carrega em sua bagagem 30 títulos de patrona de feiras do livro. Após receber um mimo das mãos da prefeita Helena, ela disse definir-se como uma pessoa que “ama a palavra, vive a palavra e tem a palavra como sua amiga” e destacou que, como patrona, assume com orgulho o compromisso de representar todos os escritores e escritoras da Feira.

Gestor de conteúdo multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações, o escritor homenageado Romar Beling é presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e lança, nesta Feira do Livro, a obra “Entrevistos”, que reúne mais de 30 entrevistas com escritores renomados no Brasil e no exterior. Ao fazer uso do microfone, Beling falou sobre o quanto os livros são indispensáveis na comunicação, na educação e em diferentes formas de manifestações culturais: “Temos tantos momentos dedicados às outras áreas das artes – música, teatro, artes plásticas, entre outras – é justo e correto que assim seja, mas a literatura é fundamental porque transita por todas elas”, pontuou.

O comunicador Romar Beling é o escritor homenageado

Emocionada, a professora apaixonada por literatura Ligia Hertzer, que soma três décadas de atuação em sala de aula, agradeceu o título de personalidade incentivadora da leitura e contou da felicidade que vem sentindo nos últimos meses, desde que foi comunicada do recebimento da premiação. “Homenagem que muito me honra e me diz: tu estás no caminho certo”, comemorou.

Professora Lígia Hertzer foi escolhida como personalidade incentivadora da leitura

Após as homenagens e pronunciamentos das autoridades, a animação ficou a cargo da banda ONG Alphorria, que levou ao palco música, cultura e arte. A programação completa da 34ª Feira do Livro está disponível em https://bitlybr.com/sqXSm.