Início Valério Garcia Maior carência do Brasil

Maior carência do Brasil

Nos últimos anos o acesso ao conhecimento ficou mais facilitado às pessoas. Os jornais chegam aos nossos lares com facilidade, as emissoras de rádio divulgam as informações instantaneamente, a televisão mostra tudo e todos, em todos os lugares do planeta. Mas, incrível e espetacular é o celular! Com um pequeno aparelho em nossas mãos estamos conectados ao mundo inteiro em tempo real. Conseguimos obter as informações que necessitamos sem precisar sair do sofá da sala ou do aconchego de nossa cama.

A Escola amplia, lapida, cria condições para produção e transformação deste conhecimento mas, o emprego correto e adequado deste para nossas vidas depende, em muito, da retidão de um personagem da linha de frente: o Líder. Depende da atuação ilibada deste ser que parece estar em processo de extinção. Liderança e competência é o que mais temos de precioso para o alcance de objetivos, sejam de qualquer atividade ou finalidade.

Onde encontrar essa pedra preciosa que poderá mudar os rumos de tanta coisa? Voltemos ao óbvio: Família e Escola. A Família desde a concepção até o fim dos dias, pelo exemplo e ensinamentos é o alicerce do homem e da mulher de bem.

As Escolas devem fortalecer atividades que proporcionem a identificação de alunos com características de liderança. Os Grêmios Estudantis e seus assemelhados são importantes pontos de partida. Professores especializados fortalecendo as características que um verdadeiro líder deve ter para com seus pares, é outro ponto crucial. Mostrar e compartilhar essas características/qualidades do líder, que são inúmeras, fortalecerá o surgimento do ponto mais importante: o trabalho em Equipe! Sim, um líder sempre irá formar e acreditar em equipes.

Escrevo sobre o Líder pois tenho me questionado: qual o seu líder? Quem você tomaria como espelho para sua vida hoje? Estão surgindo novas lideranças em seu bairro, município, estado ou país? Ou estamos vivendo o “mais do mesmo”?

Muitas vezes ouvimos as pessoas dizendo que não querem se comprometer, que não querem se incomodar e por seus particulares motivos não exercem papéis de liderança em diferentes instituições, diferentes cargos, sejam remunerados ou não. É neste momento que os pseudolíderes acabam tomando conta de lugares que deveriam ser nossos. A nossa omissão é o passaporte daqueles que não deveriam estar onde estão. Procuramos culpados, mas não aceitamos a nossa culpa.

Nós temos o Líder que merecemos, pois fomos nós que o escolhemos. Bom final de semana!