Início Economia Fentifumo e Sindicatos dão a largada para negociações salariais

Fentifumo e Sindicatos dão a largada para negociações salariais

Diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, lideranças darão início, na segunda-feira, a discussão de como serão feitas as assembleias negociais das convenções coletivas

A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) dá início, na próxima segunda-feira, à discussão junto aos sindicatos filiados, para a realização das convenções coletivas que englobam os 40 mil trabalhadores da indústria fumageira no Brasil. A teleconferência ocorre a partir das 14 horas e deverá prever como se darão as assembleias com trabalhadores nos quatro estados onde estão localizados os sindicatos.

O presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, revela que geralmente cada sindicato realiza duas assembleias. A primeira delas com a pauta, onde é definida a proposta de benefícios e reajustes salariais. “A segunda assembleia é realizada para a votação da proposta. Vamos discutir, junto aos nossos sindicatos filiados, como se darão estas assembleias, uma vez que serão encontros em quatro estados e cidades diferentes”, diz. O presidente refere-se às restrições de distanciamento social, que são diferentes de um estado para o outro.

Outro ponto que será discutido no encontro, diz respeito ao formato das reuniões que devem ocorrer com as empresas negociadoras em cada uma das regiões. “Pois estas reuniões geralmente são presenciais, por tratarem-se de um momento sensível, no qual são expostos os anseios dos trabalhadores”, confirma Baptista. Segundo ele, encontros como este, realizados por vídeo conferência podem tornar-se mais difíceis, por isso, precisam ser acertados quanto à forma e realização com as empresas.

A primeira data-base da categoria é em setembro, em Uberlândia, em Minas Gerais. “No caso de Minas, estas reuniões e assembleias devem ocorrer ainda em agosto. Na sequência vêm as reuniões preparatórias para as datas-bases de novembro, que envolve as empresas JTI e Souza Cruz”, destaca. As demais fumageiras têm a data limite de negociação em dezembro. “A Fentifumo está se articulando com seus sindicatos para garantir a realização destes processos que são fundamentais e precisam ser cumpridos.”

Encontro por videoconferência

Participarão do encontro as representações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Uberlândia (Sintraf), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (Stifa), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí (Sintifavi), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de Santa Catarina (Sitifursc), ambos de Santa Catarina e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Rio Negro (Sitifumo), do Paraná.

“Queremos que não hajam atrasos no processo de negociação coletiva neste ano, pois a primeira data-base, de Uberlândia, para os funcionários da Souza Cruz em Minas Gerais é setembro. Temos que garantir a segurança destes processos”, ressalta o presidente.

Cronograma de convenções

Setembro – Uberlândia, Minas Gerais – Souza Cruz
Novembro – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – Souza Cruz e JTI
Dezembro – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – Demais Empresas
Janeiro/2021 – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – Philip Morris