Início Alayde Maminha na pressão com molho de laranja

Maminha na pressão com molho de laranja

Uma ótima opção para variar o cardápio de todo o dia!

INGREDIENTES

1 peça de maminha
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de carne
1 talo de salsão
1 talo de alho poró
1 cebola
1 cenoura
1 ramo de salsinha
1 ramo de alecrim
1 xícara (chá) de molho de tomate
3 colheres (sopa) de molho inglês
Água, o suficiente
Molho de laranja
4 xícaras (chá) do caldo do cozimento da carne coado
1 xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Maminha: tempere a carne com sal a gosto. Em uma panela de pressão aqueça o azeite e doure a carne de todos os lados. Acrescente o caldo de carne, o salsão, o alho poró, a cenoura, a cebola, as ervas, o molho de tomate e cubra com água. Tampe a panela e quando pegar pressão deixe por 40 minutos.

Molho de laranja: coloque o caldo de carne e deixe ferver por 5 minutos. Misture o amido com o suco de laranja e despeje na panela. Mexa até engrossar. Finalize com manteiga e ajuste o sal.
FONTE: https://www.receitas.eduguedes.com.br

DICA DA SEMANA

A Maminha está entre os cortes bovinos considerados nobres. É um corte de carne muito procurado para churrasco, pois é oriunda da peça completa de alcatra, que é composta ainda pelo miolo da alcatra e pela picanha. Ou seja, erroneamente acredita-se que a Maminha é retirada da alcatra, mas apesar de ser ligada por uma membrana, não se trata do mesmo músculo. É localizada no fim da peça inteira da alcatra (“rabo da alcatra”), próxima à ponta da agulha, no traseiro do boi.

É considerada uma carne muito macia (quando cortada contra as fibras), suculenta, de sabor suave, que contém gordura. Deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor. Se o corte das suas fibras for feito longitudinalmente, acompanhando o corte do miolo da alcatra por exemplo, torna-se uma carne dura.