Início Geral “Minha Saúde, Meu Direito” chama a atenção para as prioridades da Saúde

“Minha Saúde, Meu Direito” chama a atenção para as prioridades da Saúde

O tema de 2024 alerta para necessidade de mais políticas públicas e recursos que garantam o acesso universal a saúde e a qualidade de vida

Santa Cruz comemora Dia Mundial da Saúde promovendo mais saúde
Divulgação/RJ

Clarice Pacheco
[email protected]

A saúde e a qualidade de vida estão relacionadas e movem os seres humanos desde os primórdios tempos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde fala em um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Ou seja, uma vida saudável passa pela qualidade de vida.

O dia mundial, comemorado neste domingo, 7 de abril, celebra a criação da OMS durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde em 1948. A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. Assim é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. O 7 de abril foi estabelecido como o dia mundial para coincidir com a data de fundação da OMS, sendo comemorada, pela primeira vez, em 1950. Já o Dia Nacional da Saúde no Brasil é comemorado no dia 5 de agosto, como homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Um tema diferente é adotado a cada ano pela OMS, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. O assunto foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

Santa Cruz do Sul

No município, a Secretaria de Saúde vem atendendo as principais necessidades da população. A estrutura física conta com 27 Estratégias da Saúde da Família (ESF) e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, passou a oferecer a população plantões noturno na UBS Clementina Martini, no Centro, e na ESF Linha Santa Cruz, que atendem casos leves.

A saúde municipal também tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), que administrados pelo Hospital Ana Nery. Ainda, a população santa-cruzense conta com um pronto atendimento (PA) para situações de urgência e emergência, e serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também há a farmácia municipal, e a farmácia solidária, que funciona na Rua Ernesto Alves, nº 1017, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, e que beneficia a população mais vulnerável. A farmácia municipal também, em breve, passará a fornecer também o medicamento cannabidiol, cujo projeto de lei foi sancionado pela Prefeita Helena Hermany na última segunda-feira.

Atividades como campanhas de vacinação, atividades contra doenças como a dengue, tem grupos de apoio a diabéticos, um centro de referência do idoso, e também tem participação em eventos como a Praça da Cidadania. Neste domingo, 7, a secretaria de Saúde não preparou comemorações, mas deverá realizar na próxima semana atividades de orientação nas salas de espera.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, todos da secretaria não medem esforços para qualificar seus serviços. “Oferecemos capacitação permanente aos profissionais que atuam na área, e realizamos ações preventivas de forma permanente. E é por todo nosso investimento na saúde, que Santa Cruz é referência no estado”, ressaltou o secretário. E completou: “Por isso, no Dia Mundial da Saúde, temos muito a celebrar”.