Santa Cruz do Sul está prestes a conhecer seu novo Plano Diretor. A minuta final do projeto de lei foi apresentada na manhã desta terça-feira, 28, aos integrantes do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur). Durante a reunião, que aconteceu no Salão Nobre do Palacinho, foram feitos ainda alguns apontamentos que serão levados para análise da comissão responsável pela revisão do documento.

Após encaminhadas as respostas às ressalvas feitas pelo Compur, uma audiência pública será realizada para apresentação do plano à comunidade santa-cruzense, o que deverá ocorreu ainda na primeira quinzena de dezembro, segundo estimativa do secretário municipal de Planejamento e presidente do Compur, Jeferson Gerhardt. Só então o projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.
Impressa, a nova redação do Plano Diretor tem cerca de 70 páginas e os trabalhos para sua revisão começaram em 2015, através de uma comissão especial formada por técnicos de diferentes áreas da prefeitura. Desde então foram realizadas diversas reuniões, audiências públicas e seminários para ouvir a comunidade e assegurar total transparência ao processo. A participação da população aconteceu também através de pesquisa feita pela internet e de mais de 200 urnas espalhadas pela cidade.














