Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul vem realizando diversas melhorias no município. À frente da pasta desde o início do mandato do prefeito Telmo Kirst, Alexsander Knak, fez um balanço sobre as obras e melhorias realizadas. A Secretaria atende as demandas de transporte coletivo, transporte escolar, táxi, iluminação pública, melhoria urbana e trânsito. “Marcamos a gestão com uma política de ação”, reforça Knak.
Uma forma de colocar a política de ação em prática foi a criação de uma página no Facebook para que as pessoas pudessem entrar em contato com a Secretaria. “No início foi bem criticada, porque diziam que não daríamos conta, mas essa página acabou gerando uma aproximação entre a Secretaria e a comunidade”, explica Knak.
A Secretaria conta com uma equipe que trabalha permanentemente na parte de acessibilidade construindo rampas de acesso. “Já foram feitas mais de 300 rampas e é muito gratificante por saber que estamos possibilitando às pessoas com dificuldade o direito de ir e vir”, enfatiza o secretário. Esse é um dos feitos apontados pelo secretário como positivo, pois as pessoas acabam dando um retorno para a Secretaria sobre o trabalho que foi feito por toda a equipe. Também implantaram travessias elevadas para pedestres que ficam na altura dos cordões da calçada e possuem 4 metros de rampa. Essas travessias podem ser utilizadas pelos cadeirantes e já servem como faixa de segurança. “Já colocamos mais de 12 em toda a cidade e priorizamos as proximidades de escolas por haver grande circulação de pessoas”, salienta Alexsander.
Foram realizadas mudanças no trânsito de Santa Cruz do Sul. Muitas ruas passaram a ser mão única para resolver conflitos de conversões à esquerda que, segundo o secretário, são perigosas e também para tornar a via mais segura. Uma das maiores obras foi a do Monumento do Imigrante, que “é um projeto que contempla a mobilidade num todo porque ela dá acessibilidade, tem grupo semafórico, tem a rotatória onde o trânsito não para e evita conversões à esquerda”, explicou o secretário.
Foi criada a pista compartilhada no bairro Beckenkamp para garantir a segurança das crianças que saem da escola e passam por ali e também disponibilizando um lugar para os ciclistas trafegarem. Ao todo foram mais de 12 km de ciclovias, incluindo a da rua Barão do Arroio Grande. Em alguns pontos da cidade foram criados canteiros com ilhas para que os pedestres possam fazer a travessia das vias com segurança, essas ilhas são espaços nos canteiros em que as pessoas podem parar para esperar os carros passarem.
Foram feitos investimentos em novos grupos semafóricos para substituir os equipamentos antigos. “Criamos a Onda Verde, na rua Tenente Coronel Brito, em que o motorista pega todas as sinaleiras abertas se andar a 40km/h”, conta o secretário. Os novos equipamentos possuem um sistema de comunicação que possibilita que isso aconteça. Também foram colocados na rua Tenente Coronel Brito semáforos para pedestres, para que eles façam a travessia de forma segura e em seu tempo. Em faixas de segurança onde há grande circulação de pessoas à noite, foram implantados semipórticos com iluminação. “Na rua da Gruta trabalhamos com iluminação baixa para a calçada e alta para iluminar a avenida, o mesmo irá acontecer na ciclovia da Barão do Arroio Grande”, reforça Knak.
Planos para 2016
O orçamento da Secretaria para 2016 é de R$ 5 milhões que são destinados para todos os serviços realizados pela Secretaria, além da folha de pagamento e dos gastos com iluminação pública e dos prédios da Prefeitura. As obras de melhoria que estavam em andamento serão finalizadas e algumas terão início nos próximos dias como a da ciclovia da rua Barão do Arroio Grande e a obra no acesso ao Parque da Cruz em que estão colocando iluminação nova. “São obras que muitas vezes o condutor reclama, mas pensar o trânsito, pensar a mobilidade para pedestres, condutores, ciclistas e cadeirantes depende de muito esforço e estudo de engenheiros e do envolvimento nas obras pelos nossos servidores”, explica o secretário.
Em frente à rodoviária será implantado um semáforo para facilitar a travessia dos ônibus e esse equipamento será interligado com o da frente do Maxxi Atacado para que liberem a passagem dos veículos ao mesmo tempo. Na Avenida Castelo Branco, será colocado um semáforo próximo ao Posto do Sapo, para acabar com o siga livre à direita que naquele local é perigoso aos motoristas. Próximo a esse posto também será construído um canteiro para evitar que os motoristas passem entre os postes existentes ali, fazendo manobras arriscadas e perigosas.

– 589 veículos removidos;
– 113 carteiras nacionais de habilitação recolhidas;
– 7.253 autuações aplicadas pelos fiscais de trânsito;
– 3.399 autuações aplicadas pelo radar móvel;
– Os fiscais organizaram o trânsito em 229 eventos incluindo desfiles, carreatas, passeatas, rústicas, Fórmula Truck, Stock Car, Oktoberfest, Enart, Romaria ao Santuário de Schoenstatt, Christkindfest;
– Serviços diários: sinalização de obras, apoio à Corsan, controle de trânsito, fiscalização em frente a escolas, vistorias de táxis e vans escolares, atendimento a chamados pelo telefone 118.














