Início Especiais Mostra de projetos incentiva a exploração de diversos assuntos e áreas do...

Mostra de projetos incentiva a exploração de diversos assuntos e áreas do conhecimento

Há quatro anos, o Colégio Mauá organiza a Mostra de Projetos com o intuito de socializá-los com toda comunidade escolar. Os trabalhos apresentados envolvem uma diversidade de assuntos e áreas do conhecimento, com escolha, exploração, abordagem e estratégias executadas pelos próprios estudantes. Em 2019, a iniciativa aconteceu no mês de julho, com o envolvimento de 624 alunos do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental. Entre alguns assuntos abordados nesta edição, estavam A minha, a sua, e nossa Galáxia!, Continentes: por que foram divididos?, Patrulha contra o mosquito e As emoções. 
Conforme a coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Cláudia Kniphoff Kroth, a mostra surgiu como uma possibilidade de ressignificar as metodologias de ensino no educandário, que precisa se reinventar a cada dia, em virtude de um cenário provindo do advento da tecnologia, da facilidade de acesso às informações e do acúmulo de conhecimento historicamente produzido pela humanidade. “Com a mostra conseguimos envolver todos com algumas das práticas pedagógicas inovadoras da nossa instituição e, que, mesmo não sendo novas, passaram a nos revelar um maior envolvimento dos alunos, proporcionando-lhes altos níveis de desempenho e aprendizagem mais eficaz”, destaca a coordenadora. 

Mostra de Projetos 2019
Para encerrar o primeiro semestre do ano letivo de 2019, dois sábados foram escolhidos para a Mostra de Projetos, um para cada turno das turmas dos 1ºs aos 4ºs Anos. Como proposta da iniciativa, os projetos foram expostos e socializados entre os alunos, famílias e seus convidados. “Essa atividade tem comprovado o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades importantes nos alunos, uma vez que eles são desafiados a comunicar suas pesquisas e experiências adquiridas ao longo do desenvolvimento de todo o processo”, ressalta Cláudia. 
A coordenadora ainda explica que a mostra ensina os alunos a trabalharem no coletivo, o que os desacomoda, pois precisam vivenciar situações reais de cooperação, diálogo, flexibilidade, iniciativa, planejamento, entre tantos outros atributos. “As crianças sentem-se orgulhosas, felizes e realizadas”, enfatiza. Todo encantamento pelo saber também surge do prestígio demonstrado pelas famílias, que valorizam e enxergam no trabalho a importância da autoria da criança. “É um trabalho de muitas mãos. De muitos aprendizados”, frisa. 

Como surgem os projetos?
Os projetos nascem com a mediação das professoras, que, com habilidade e conhecimentos, promovem experiências de aprendizagens significativas aos seus alunos. O educador mobiliza os pequenos ao questionamento, às curiosidades, a problemas reais e relevantes para todos. “Não é fácil, mas, determinado o tema, também é preciso decidir acerca de como abordá-lo, quais atividades, estratégias e fontes de pesquisa”, diz a coordenadora. Todas as ações são realizadas cooperativamente, sempre em busca de soluções e possibilidades. Cláudia destaca ainda que o mais importante não é o resultado, mas, sim, o processo como um todo, que é vivenciado e experimentado por cada criança.