
Sara Rohde
[email protected]
Livros, música, artesanato, ações em prol da cultura, educação, do meio ambiente e um bom café. Assim se resume o Multi Espaço VIA 9, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 9, esquina com a Rua Rio Branco. O nome é original e não podia ser diferente, VIA são as iniciais das sócias proprietárias Vergínia Ghisleni, Isabel Cristina Zimmer e Ana Vasconcellos.
Um Sebo com quase 1000 livros, entre eles de autores santa-cruzenses, já que o local realiza diversos eventos culturais e preza por enaltecer quem é daqui. Um espaço também denominado como coworking, que evidencia os artistas, artesãos, produtores rurais e que promove atividades como ferinha de orgânicos, oficinas, rodas de conversa entre outros encontros. Fora o cantinho com café, livros e vinis, e a Loja Plural com artesanatos, artigos de bazar, decoração, beleza, produtos que não danificam o meio ambiente e as roupas ecologicamente corretas com preço acessível.
O Multi Espaço VIA 9 surgiu quando a Casa Plural fechou as portas, cerca de um mês e meio depois. Na Casa Plural, administrada por Maria Rita Vidal Peroni, Vergínia Ghisleni tinha a loja de artesanatos e o seu objetivo era continuar com ela, mesmo com o encerramento do espaço. Foi então que surgiu o imóvel ideal, em que uma pessoa ofereceu a locação por um preço justo. Segundo Vergínia, “as atividades da Casa Plural encerraram em 17 de fevereiro, até final do mês já estávamos com este imóvel, que veio através de uma pessoa que percebeu que essa ideia não podia morrer, que a arte devia continuar”, disse.
No imóvel que se encontrava fechado há três anos havia outros cômodos que poderiam ser ocupados com arte, então mais duas pessoas agregaram valor na organização. “A Isabel já veio de outra loja como artesã, e a vontade dela era abrir um café com patchwork. Então as ideias foram fluindo e junto com o café vimos que faltava mais alguma coisa, mas o quê? Livros! Daí veio a ideia da Ana que participava sempre dos saraus literários lá na Casa Plural”, explicou.
Com o objetivo de difundir a arte e a cultura, promover encontros sobre temas diversos, foi inaugurado em 4 de abril o Multi Espaço VIA 9, o qual completou na última quarta-feira oito meses. A Loja Plural administrada por Vergínia conta com 22 artesãos que deixam seus trabalhos e suas marcas para vendas. São pessoas que trabalham com patchwork, vidro, madeira, cerâmica, com reaproveitamento de materiais como as roupas ecologicamente corretas do Estúdio UP. “Os aviamentos que eles usam são todos de papelão reciclado ou madeira, há todo um cuidado com as roupas que se degradam no meio ambiente em seis meses após descarte”, disse Vergínia.
Segundo Isabel Cristina Zimmer cada sócia pensou um pouquinho. “Tivemos a ideia de colocar as iniciais das três sócias, queríamos algo que falasse um pouco de tudo, daí surgiu a palavra VIA, mais o nove que é o número da casa, então ficou Multi Espaço VIA 9”.
A experiência da Isabel com empreendedorismo já vinha da época em que gerenciava a loja Danilo Calçados. “Como meu filho se formou e foi trabalhar comigo deixei ele à frente da empresa para me dedicar ao artesanato que eu já fazia e vendia na loja da Vergínia, aí surgiu o convite do Multi Espaço por parte dela e eu aceitei. A ideia do café eu tive em Gramado, lá há um café com restaurante e artesanato e achei muito bacana, então viemos um dia conhecer a casa e colocamos o projeto em prática”, contou.
Já Ana, natural de Porto Alegre e formada em letras/literatura, sempre foi ligada na área literária e abrir o espaço é parte de um sonho. “Isso faz parte do meu sonho porque eu sempre disse que um dia teria uma cafeteria com livros e então apareceu a oportunidade”.
O Multi Espaço VIA 9 é o terceiro Sebo de Santa Cruz, um local que abriu timidamente e hoje já tem um grande potencial na cidade, explicou Ana. “Começamos com loja de produtos autorais, café com patchwork e sebo com livros usados. Hoje temos mais de 950 livros, um aparelho de vinil e esse é nosso espaço, simples, pequeno e tudo muito artesanal. A ideia é sermos muito acolhedoras sempre e que as pessoas venham nos conhecer”, explicou.

EVENTOS
Neste sábado, 7, tem a segunda edição do Encontro de Escritores. A primeira, conforme as sócias foi um sucesso, um evento que reuniu a comunidade em geral ligada à literatura. Na próxima edição a orientação é para os convidados levarem suas obras, suas poesias, será um encontro em que as pessoas vão poder ler, declamar e discutir. Seis escritores já confirmaram a presença. O evento inicia às 15h e segue até as 18 horas.
A agenda não termina por aqui. No mesmo dia pela manhã haverá Curso de Culinária Vegetariana Indiana com Marta Schuster, das 9 às 12 horas. E nos dias 14 e 15 será realizado o primeiro Armazém de Arte e Literatura, das 10 às 17 horas, com apresentação da Lígia Hertzer e Luís Eduardo Kaufmann. No dia 28 de dezembro, a última atividade do ano será o encontro do grupo Sobre Livros e Leituras, que desde abril se reúne no espaço mensalmente.
No primeiro domingo de cada mês ocorre a Feira Ecológica com produtos orgânicos das 10h às 14 horas. São vendidos diversos produtos como legumes, verduras, pastinhas veganas, granolas, entre outros. Já as rodas de conversas são agendadas conforme disponibilidade dos participantes e do espaço.

Quem tem interesse em divulgar seu trabalho no Multi Espaço VIA 9 deve entrar em contato com os telefones das sócias proprietárias: Vergínia 51 – 9 98046339; Ana 51 9 97586825 e Isabel 51 9 98714979. 25% do valor arrecadado com as vendas dos produtos e com a realização dos trabalhos fica no espaço justamente para manter o local em funcionamento e para cobrir as despesas.


















