Início Esportes Mundial: Big Castilho vai para a Tailândia

Mundial: Big Castilho vai para a Tailândia

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Nos próximos dias, Santa Cruz do Sul estará sendo evidenciada no esporte a milhares de quilômetros, mais precisamente em Bangkok, na Tailândia. Feito este será realizado pelo professor e atleta Maurício Big Castilho, campeão brasileiro de Muay Thai. Big embarca no domingo para Bangkok, lá ele disputará o Campeonato Mundial de Muay Thai, que ocorre de 12 a 22 de março. 
Representando a Seleção Brasileira de Muay Thai, Big Castilho lutará na categoria acima de 91kg, fato que, segundo ele, apesar de ser um tanto quanto desafiador, não será suficiente para abalar o atleta. “Agora o nervosismo está batendo, um pouco pela pressão que é competir lá e ainda mais por se tratar de uma competição que reúne os melhores do mundo na categoria com maior dificuldade que é a de 91 kg.” 
O evento ocorrerá no National Stadium, em Bangkok, é organizado pela maior entidade de muay thai do mundo, a World Muay Thai Federation (WMF), e conta com total apoio do governo tailandês.
Ainda no último final de semana, Big Castilho participou em Gramado de uma seletiva, na ocasião o atleta foi derrotado nas primeiras lutas. Segundo Big, que foi comunicado recentemente da sua convocação para o Mundial, apesar do pouco tempo de preparação, é possível conquistar uma medalha na Tailândia. “Nesta semana foquei muito no muay thai, não pratiquei judô nem jiu jitsu. Qualquer luta preocupa um lutador, lutar na Tailândia, berço mundial deste esporte, é sem dúvida nenhuma uma ocasião muito especial. Vou fazer o máximo possível, mesmo com o pouco tempo que tive para me dedicar somente ao muay thai para esta competição.” Conhecido pelo seu estilo aguerrido e também pela paixão pelo esporte, o atleta conclui. “Não vou lá para passear, vou lá para lutar e se possível vencer.”
 
 

Rolf Steinhaus

Santa-cruzense Big Castilho compete no Mundial de Muay Thai que ocorre na Tailândia
 
 
 
Sistema
 
A competição é composta por uma série de torneios eliminatórios. Dessa forma, os atletas que conseguirem vencer suas lutas passarão, no dia seguinte, por uma nova pesagem. As pesagens acontecerão todos os dias na parte da manhã, enquanto as lutas, à tarde e à noite. A Seleção Brasileira, que representará as cores do nosso muay thai no maior evento do mundo, embarcará dia 11 de março para a Tailândia, em uma longa viagem de cerca de 30 horas até o destino final.
 
 
Delegação Brasileira de Muay Thai no Mundial 2013:
 
Técnicos: Mestre Artur Mariano e Grão Mestre Narany
Árbitro brasileiro internacional: Mestre Ivan Mello
 
Amador
 
Cadet Sub 15 feminino
 
57 kg – Silvia Schneider (Team Narany Thai)
 
Youth  Sub 19 Masculino
 
57 kg – Aleczander Castilho (FGMTE)
60 kg – João Lofler (Champions Factory)
63.5 kg- Victor Santos (Champions Factory)
67 kg – Ygor Nogueira (FGMTE)
 
Senior 19 a 37 anos feminino
 
54 kg – Adenilsa Schneider (Team Narany Thai)
67 kg – Mônica Serena (Champions Factory)
 
Senior Pro-am feminino 19 a 37 anos
 
54 kg – Istella Nunes (Bravo Team)
 
Senior Pro-AM Masculino 19 a 37 anos
 
71 kg – Elinardo Goiabinha
75 kg –  Wagner Davi (Bravo Team)
 
Senior 19 a 37 anos
 
63.5 kg – Pablo Barros (Fight Co.)
67 kg – Ricardo Silva (FCMT)
71 kg – Rodrigo Tavares (FCMT)
75 kg – Bernardo Braga (Champions Factory)
81 kg – André de Oliveira (Johil Team)
86 kg – Fernando Esteves (FCMT)
91 kg – Lamar da Silva (Champions Factory)
91 kg – Mauricio Castilho Stumm (FGMTE), de Santa Cruz do Sul