Início Esportes Na Arena do Grêmio, Tite reencontra o Equador

Na Arena do Grêmio, Tite reencontra o Equador

Tite levou a Seleção à classificação antecipada para a Copa do Mundo

Nelson Treglia
[email protected]

Está chegando um momento muito especial para os torcedores do Rio Grande do Sul. Em grande fase, líder das Eliminatórias e classificada para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira do técnico gaúcho Tite joga contra o Equador, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. A partida inicia às 21h45 desta quinta-feira, valendo por mais uma rodada das Eliminatórias e, sobretudo, valendo a afirmação desta Seleção que já sonha alto: ela quer o hexacampeonato mundial em 2018, na Copa que será realizada em terras russas.

Em termos de escalação, Tite deve mandar a campo a seguinte equipe contra o Equador: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gabriel Jesus e Neymar. Curiosamente, em primeiro de setembro de 2016, Tite escalou a mesma equipe em sua estreia na Seleção, contra o mesmo adversário, o Equador, em Quito. Uma das definições mais importantes de Tite foi a colocação de Gabriel Jesus como jogador mais avançado, o “jogador terminal”, como ele definiu na época.

A posição de centroavante sofria uma carência na Seleção Brasileira. Provavelmente, desde Luis Fabiano na Copa do Mundo de 2010, não havia um jogador de confiança. Mas, no jogo em Quito, na estreia de Tite em 2016, o Brasil venceu o Equador por 3 a 0 com um gol de Neymar e dois gols de Gabriel Jesus. A equipe como um todo começava a se formar naquele momento, e Gabriel Jesus já justificava com gols a sua titularidade, avalizando a escolha feita por Tite.

Além das novidades como Gabriel Jesus, Tite depositou confiança em jogadores experientes, como os laterais Daniel Alves e Marcelo. Dentro do rodízio que vem fazendo em relação aos capitães do time, o treinador da Seleção dará a braçadeira, na Arena do Grêmio, para o lateral-esquerdo Marcelo no jogo desta quinta-feira.

Um ano depois de sua estreia, Tite reencontra o Equador e pode reencontrar, na escalação, a Seleção Brasileira que jogou naquele início promissor em Quito. Agora o processo de Tite na Seleção se encontra em estado intermediário. Espera-se que, no final deste processo, a conquista da Copa do Mundo seja uma perspectiva real. E o torcedor brasileiro espera que a Seleção se reencontre com a Copa da mesma forma que ocorreu nas cinco conquistas até aqui.