Início Política Nicole Weber destaca esforços do PTB local para manter UTI pediátrica

Nicole Weber destaca esforços do PTB local para manter UTI pediátrica

Foto: Divulgação / Arquivo RJ

Na sessão dessa segunda-feira a vereadora Nicole Weber (PTB) destacou os esforços que vêm sendo realizado pelos vereadores e deputados santa-cruzenses do PTB para manter a UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz. A parlamentar lembrou que a instalação da unidade foi uma das principais obras do partido no Município, realizada durante os primeiros 100 dias do governo Sérgio Moraes, em uma campanha capitaneada pela então primeira dama e atual deputada estadual Kelly Moraes.

Em sua fala, Nicole também frisou que no último dia 25 a bancada do PTB esteve com o governador Eduardo Leite em uma reunião agendada pelos deputados Marcelo Moraes e Kelly Moraes, onde o chefe do Piratini se comprometeu de não realizar mudanças na UTI até pelo menos o fim deste ano, além de garantir mais recursos para poder manter as unidades.

A vereadora explicou ainda que a possibilidade de a UTI pediátrica ser transferida para Venâncio Aires ocorre por conta de uma portaria de 2010 que proíbe a existência de UTIs mistas (pediátrica e neonatal). Atualmente Santa Cruz tem 10 leitos infantis no Hospital Santa Cruz, sendo oito neonatais e dois pediátricos. Desses dois pediátricos, um é referência no Estado e o outro exclusivo para pacientes locais.

“Essa UTI já salvou muitas vidas e sabemos quantas famílias sofreram antes da existência dela, incluindo a minha própria, pois perdi um irmão por falta dessas estruturas. Fizemos a nossa parte entrando em contato com o governador e seguimos atuando em todas as frentes para conseguir garantir a UTI pediátrica”, destacou.

Nessa terça-feira a vereadora protocolou duas indicações, aos governos Estadual e Federal, pedindo que a portaria que proíbe as UTIs mistas seja revista. O deputado Marcelo Moraes também já vem mantendo contatos com o Ministério da Saúde para tentar reverter a portaria.