Início Colunas Nos Bastidores – 3

Nos Bastidores – 3

 “Não é só ir chegando e metendo o pé na porta”

Sérgio Moraes (PTB) não abre mão de ver seu partido continuar no governo municipal. Foi só ver a confusão instalada (palavras dele), com tantos pré-candidatos se apresentando, que se motivou a concorrer em três situações distintas: caso a Kelly (PTB) desista da reeleição (pouco provável, segundo opinou), para “mostrar que a casa (cidade) tem dono e que não é só chegando e ir metendo o pé na porta que entra”, e também a vontade de disputar um pleito com o Telmo Kirst (PP). “Garanto que o PTB ganha essa eleição. Seja quem for o candidato (se um nome não for bom o suficiente pegamos outro) e tendo o PT como vice, segundo acordo firmado. Vamos honrar o compromisso e na próxima (2016), o PT vai como cabeça e nós como vice”, pontuou o deputado (na foto).
 
 
Analisando a concorrência
Em entrevista feita por telefone enquanto visitava o filho Marcelo Moraes (PTB) em seu gabinete na Assembleia, Sergio aproveitou para analisar os inúmeros pré-candidatos à Prefeitura de Santa Cruz. “Helena Hermany (PP) vem de três derrotas consecutivas, é uma perdedora carimbada; o Telmo Kirst (PP) só quer cargo (trocou para o PMDB e para o PSDB por conta disso e como o PT não lhe deu colher de chá, retornou ao PP) – não é páreo para ninguém; Edson Brum (PMDB) é café pequeno, fez apenas 2 mil votos em Santa Cruz – (o Marcelo faz mais votos que ele em Santa Cruz, concorrendo à Prefeitura lá em Rio Pardo e olha a proporcionalidade de população) e o Heitor Schuch estamos preparando para Deputado federal, está na nossa coligação – não vai concorrer a Prefeito agora.
 
Esquenta o clima
A um ano do pleito vão se delineando os pré-candidatos à majoritária e entre eles nomes de peso prometem esquentar a disputa. Primeiro eram apenas Helena Hermany e Kelly Moraes – agora estão no páreo Edson Brum (PMDB/Frente Renova Santa Cruz), Kelly ou Sergio Moraes (PTB) – que ameaça entrar na briga caso a Kelly não concorra -, Helena Hermany (PP), Heitor Schuch (PSB), Afonso Schwengber (PSTU) e possivelmente Telmo Kirst (PP), que está sendo incitado prá disputa. 
 
E os vices?
Mas briga mesmo vai dar é pela vice-prefeitura, porque todos se consideram cabeça de chapa. O PT deve se manter firme na coligação por conta do acordo firmado – vice nesta e cabeça na próxima. O PDT diz que fica com o PTB e o PSB também. Porém Heitor Schuch (PSB) já deu mostras de descontentamento se sentindo relegado ao segundo plano na questão da licitação da água. E para apimentar ainda mais Heitor vem sendo cortejado para compor chapa tanto pelo PP como pelo PMDB. Mas ele largaria a chance de ir para a Câmara de Deputados para ser vice de alguém?
 
 
Um alento para o setor tabaco
A centralização das operações da Universal Leaf Tabacos em Santa Cruz do Sul somada à aprovação do decreto que inibe as perseguições da Anvisa ao setor tabacaleiro trouxe um novo alento ao setor e acendeu expectativas. A Câmara de Vereadores aprovou na quarta-feira, 26, a isenção do imposto sobre a transferência dos pavilhões adquiridos da Alliance One, que por sua vez, centralizou em Venâncio Aires. O acordo entre as duas potências foi anunciado no início do mês, mas as transações devem se estender até meados de 2012.
 
Toma lá, dá cá
A Alliance ficou com o complexo de 90 mil metros quadrados em Venâncio Aires, que era da Universal Leaf. Lá vai abrigar o pólo logístico e a administração que estava em Vera Cruz – os 90 funcionários vão junto. A Universal fica com os pavilhões da Alliance no Distrito Industrial em Santa Cruz, no valor de R$ 12,3 milhões, que entram como moeda corrente no pagamento de parte do complexo venâncio-airense. Quem trabalhava em Venâncio virá para Santa Cruz.
 
Quem ganha é o município
A isenção dos quase R$ 250 mil de ITBI não representa perda para o município de Santa Cruz, pois logo mais vai reverter em ganhos robustos com a centralização da fumageira aqui. Na sessão, vereadores comentaram o momento atual: “Um superávit virá dessa transação”, projetou Hermany (PP), presidente da Comissão de Pareceres. “Com essa decisão já dá para sonhar que a empresa traga na sequência, sua sede que ainda está em Joinville para Santa Cruz”, profetizaram Carlão Smidt e Ilário Keller (PTB). Hildo Ney Caspary resumiu o cenário alentador: “A Phillip Morris ratificou seu interesse em se manter na cidade, a JTI está aqui e deve ficar muitos anos e a Universal está de volta – isso é um “para-te quieto” aos componentes da Anvisa”.
 
 
Aprovado relatório que impede consulta da Anvisa 
O deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), relator do Projeto de Decreto Legislativo – PDL conseguiu aprovar o documento nesta quarta-feira, 26, pela Comissão de Agricultura, que trata do impedimento da Consulta Pública 112/2010. Ele comemora: “Não podemos liquidar com a única fonte de renda de milhares de pequenos produtores de tabaco”. A Consulta 112 pretende banir a utilização de aditivos nos cigarros e, consequentemente, a produção do fumo tipo Burley no Brasil. 
 
Extrapola a competência
O placar da votação foi de 23 a 5 e apenas os deputados do PT votaram contra. No relatório aprovado fica explícito que as consultas públicas extrapolam as competências da Anvisa, cabendo ao Congresso Nacional legislar sobre a matéria, citando inclusive o artigo 220, parágrafo 3º, da Constituição. O Projeto é de autoria do deputado Luiz Carlos Heinze (PP/RS). O deputado estadual Edson Brum (PMDB) também acompanhou o debate.
 
 
Mais uma escola na avenida
A Sociedade Esportiva e Recreativa Democrata promete voltar com tudo no Carnaval da Santinha 2012. A última aparição no sambódromo foi em 1993, mas agora está sendo reativada e inclusive inaugurando sede nova na Rua Senador Pinheiro Machado, esquina com a Castro Alves. Informação do presidente Luiz Carlos Ferreira.
 
Consciência Negra
Luiz Carlos Ferreira visitou o Riovale Jornal acompanhado do jurídico Paulo Cesar da Silva e do secretário Luís Everaldo Rodrigues para anunciar que no dia 19, sábado, a partir das 15h Zumbi dos Palmares estará sendo lembrado na Câmara de Vereadores. A Democrata promove um miniciclo de palestras, intercaladas por apresentações artísticas de música, dança e capoeira. Entre os palestrantes, Cássio Arend da Unisc e o Capitão Nascimento da Brigada Militar, mais Luiz Carlos e Paulo Cesar.

 
Ainda a lona preta
A abominada por muitos lona preta que cobriu as laterais do palco e de boa parte do estádio municipal durante o show de Ivete Sangalo na última Oktoberfest ainda é assunto. Quem não dispôs de recursos para comprar convites e esperava tirar uma casquinha ao menos, do lado de fora da cerca, não conseguiu ver nada. Leitor mandou foto. Protesto registrado.
 
 
PDT se reúne
Na segunda-feira, 31,  tem reunião do Diretório Municipal do PDT, no  Corinthians. Ordem do Dia: e leição de quatro Delegados para participar e votar na Convenção Estadual da sigla, no dia 05 de novembro e eleição para o  cargo de 1° vogal da Executiva Municipal do PDT.
 
PSB gaúcho realiza Congresso Estadual
O PSB/RS realiza Congresso Estadual nos dias 29 e 30, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.   Na pauta, debate sobre organização partidária e eleições 2012, escolha de delegados ao Congresso Nacional do Partido e eleição do novo Diretório Estadual. Na manhã de sábado, os movimentos setoriais do partido realizam seus congressos e
escolhem as novas direções. O Congresso Estadual do PSB será realizada às 13h30. O governador Tarso Genro também foi convidado para a abertura. 
 
LDO
O projeto que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para 2012, do Executivo, será votado pelo Legislativo nesta segunda-feira, em sessão que começa pontualmente às 18h. A matéria já recebeu duas emendas.
 
Sinos de Natal no ar
Os sinos de Natal já se fazem ouvir quando a Assemp anuncia o lançamento da Christkindfest. É nesta sexta-feira, 28, às 17h, no Espaço Assemp junto ao Parque da Oktoberfest – aquela construção maravilhosa que nesta e em todas as edições da Oktoberfest vai abrigar o Café Colonial.
 
Santa Cruz sem Preconceito
A Ong Desafios promove o 1° Encontro da Campanha Santa Cruz sem Preconceito dia 1° de novembro, às 19h15, no Anfiteatro do Direito na Unisc. O debate é em parceria com os Cursos de Psicologia e Direito. O evento é gratuito e conta com a participação de acadêmicos, docentes, integrantes da ONG, autoridades, convidados e comunidade em geral. Serão três painéis discorrendo sobre preconceito sexual: diferenças, desigualdades, intolerâncias (Eduardo Saraiva da Psicologia), Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT no Brasil: avanços e desafios (André Viana do Direito).