LUANA CIECELSKI
[email protected]
O ano de 2018 será especial para o Hospital Santa Cruz (HSC). No dia 22 de maio a instituição de saúde estará completando 110 anos de existência. Em função disso, diversas atividades estão sendo planejadas. A primeira informação a ser divulgada foi a nova identidade visual que será utilizada durante todo o ano para marcar a passagem dessa data.
De acordo com a Assessoria do Hospital Santa Cruz, a nova imagem foi feita através de uma parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ela mostra a tradicional logomarca do Hospital Santa Cruz com as iniciais HSC em azul e ao lado um quadro com o número 110 no mesmo tom de azul escuro utilizado na identidade visual tradicional.

Essa imagem será utilizada nas campanhas feitas nas redes sociais e também em folders e banners que possam vir a ser feitos com o objetivo de divulgar as atividades dos 110 anos do hospital. Aliás, em breve a casa de saúde deverá começar a divulgar também a programação das atividades que serão realizadas em comemoração ao aniversário. Essa divulgação acontecerá principalmente através das redes sociais.
O HOSPITAL
Apesar de a inauguração do Hospital Santa Cruz ter acontecido em 22 de maio de 1908, a história de seu surgimento começa muitos anos antes e conta, sobretudo com a participação de uma comunidade preocupada com o bem-estar de seus próximos e engajada nas causas da pequena vila que era então Santa Cruz. Desde o início da colonização já falava-se da necessidade de construção de um hospital e na arrecadação de recursos para isso. As dificuldades econômicas, porém, adiavam o sonho da comunidade.
Esse sonho ficou um passo mais próximo de ser realizado quando em 1893 chegou à cidade um grupo de religiosas da Ordem de São Francisco. Elas não demoram a perceber a urgência do pedido feito pela comunidade e concordam em ajudar, cedendo o terreno de sua propriedade, os profissionais da área da saúde e a manutenção da instituição, deixando a cargo dos moradores a construção do prédio. Tem início então uma intensa campanha de levantamento de fundos que segue até 1905, quando finalmente as obras têm início.
A construção segue até novembro de 1907 e em 1908, tendo o alemão Heinz Von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico chefe, os trabalhos iniciam oficialmente na casa de saúde. Desde cedo fica claro o caráter humanista do atendimento que garantia cuidados gratuitos às camadas mais humildes da população. Esse perfil de atendimento seria fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados, e mantido mesmo com a administração da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz – Apesc – que assumiu o Hospital Santa Cruz no dia 30 de junho de 2003.














