
Julio Mello
[email protected]
O esporte de Santa Cruz contou com muitos destaques no ano de 2017. Os projetos esportivos tiveram alta relevância para os mais variados segmentos. Seja no basquete com a volta de um time competitivo, com a equipe da Cigha União Corinthians; no futsal, que teve o Projeto Pés no Chão da Assaf; no futebol campo, que teve a permanência do Santa Cruz na Divisão de Acesso e a volta do Avenida para a elite do futebol gaúcho. Pudemos ver a força do Eisstocksport do 25 de Julho durante a Oktoberfest, a ótima performance do Big Castilho na Copa dos Campeões de Muay Thai e, no futebol amador, os títulos do Senai pelo Regional e do João Alves na Lifasc.
Galo campeão da Copa Cigha
O Futebol Clube Santa Cruz começou o ano de 2017 com uma taça no armário. Venceu a Copa Cigha realizada nos primeiros meses do ano. O torneio teve a participação do Galo, Avenida, Lajeadense e Guarani de Venâncio Aires. No jogo final contra o Lajeadense, o time comandado pelo Lúcio Collet empatou em 1×1 no tempo normal e venceu nos pênaltis por 3×2. Em seguida, na Divisão de Acesso, o Santa Cruz teve dificuldades e por pouco não caiu para a Terceira Divisão. Foi salvo pela chegada do técnico Hélio Vieira.
Avenida retorna à elite
Ainda no primeiro semestre, acompanhamos o grande êxito conseguido pelo Avenida, treinado por Fabiano Daitx. Quando fez uma campanha de gala na Divisão de Acesso e, na decisão contra o Lajeadense por uma das vagas para a Primeira Divisão, venceu fora de casa por 2×1 e empatou nos Eucaliptos em 1×1. Resultado que garantiu a sua volta para a elite do futebol gaúcho. O estádio se transformou em um grande salão de festas com muita vibração de todos os presentes.
Futebol amador
O amador da cidade também teve bons momentos. Na Copa Cidade, o Boca Juniors do Bairro Santa Vitória ficou com o título em cima do Unidos da Vila. Na Lifasc, quem ficou com o troféu de campeão foi o Linha João Alves e, no Regional, o Senai foi bicampeão.
Basquete vice-campeão estadual
O ano que chega ao fim teve ainda a volta do basquete em Santa Cruz, com uma equipe formada apenas com jogadores da casa. Foi formada a equipe da Cigha União Corinthians, treinada pelo Athos Calderaro, que chegou ao vice-campeonato. Perdeu na final para o Caxias.
Futsal da Assaf
Retornando às suas origens, o torcedor e amante da bola pequena, acompanhou a direção da Assaf fazendo uma equipe totalmente formada por jogadores de Santa Cruz. O time treinado por Cléber Pereira chegou às quartas-de-final da Série Prata e, por pouco, não classificou para as semifinais.
Título mundial no Muay Thai
O Muay Thai, que tem sido bastante praticado aqui em nossa cidade, tem em Big Castilho, o nosso maior expoente. Ele alcançou o título máximo em sua categoria, ficou campeão mundial dos pesos pesados na Tailândia, berço do Muay Thai. Ainda em 2017, ele foi campeão da Copa dos Campeões realizada em Santa Cruz. Onde derrotou, por nocaute técnico, o lutador Roger da Cruz.














