Início Colunas O professor é a melhor "tecnologia" para ensinar

O professor é a melhor "tecnologia" para ensinar

Há décadas há uma pergunta que não quer calar: Chegará o dia em que os computadores substituirão os professores? E se isso acontecer, qual será o papel do professor na sala de aula?
Semana passada eu escrevi o artigo “A tela do computador ou o quadro negro?” sobre a possibilidade de utilização de recursos digitais para oferecer aulas mais atrativas aos estudantes. Para minha surpresa, domingo, o Fantástico exibiu uma matéria sobre as escolas que já estão utilizando métodos modernos e aparelhos tecnológicos nas salas de aula. Com a nova tecnologia o aluno usa um tablet e não há professor na frente da sala. No fim de cada exercício o professor recebe um relatório gerado pelo computador e orienta o aluno em seu aprendizado.
Salman Khan, o “cara” da educação digital, que usa o computador como se fosse quadro-negro, mês passado veio ao Brasil e falou sobre seu modelo de ensino: “Ter dezenas de carteiras olhando para um quadro-negro é coisa do passado. O aluno assiste ao vídeo-aula em casa e vai para a escola tirar dúvidas com o professor”. Khan estudou em Harvard, e foi um universitário tão diferenciado que teve o diploma entregue pelo então presidente Bill Clinton. A presidente Dilma convidou-o para desenvolver pesquisas educacionais no Brasil e aprovou o seu método e os professores da rede pública já começaram a ser capacitados para o uso da nova tecnologia. O Ministério da Educação destinou R$180 milhões aos Estados para a aquisição de 600 mil tablets, que estão sendo entregues aos docentes.
Na segunda, estava escutando o programa Ciranda da Cidade, na Band AM 640, quando um ouvinte de Canoas, entrou no ar: “Estou ligando para agradecer aos governadores Alceu Collares, Antonio Brito, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius e Tarso Genro, pois minha esposa acaba de solicitar exoneração do magistério. Professora do Estado há 18 anos, com pós-graduação e com mais de cinco mil horas-curso, recebeu no mês de janeiro R$980,00 líquido. Os baixos salários, a insatisfação no trabalho e o desprestigio profissional fizeram com que ela se desencantasse com a profissão”.
Fiquei “encucado”: Os professores estão sendo substituídos pelos computadores ou ganhando aparelhos tecnológicos para enriquecer as aulas e torná-las mais atrativas? Independente do processo de adaptação da escola aos novos tempos, o professor sempre será a melhor “tecnologia” para ensinar.