Início Especiais O projeto que incentiva jovens no interior

O projeto que incentiva jovens no interior

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Jovens formados no Curso de Gestão Rural pelo Instituto Crescer Legal – Junio Nunes/Instituto Crescer legal

Um projeto inovador com o objetivo de fomentar a educação e o combate ao trabalho infantil. Através de uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi criado, em 23 de abril de 2015, com o apoio e adesão de pessoas envolvidas em áreas com plantio de tabaco na Região Sul do País. Com cinco anos de atuação, o Instituto já alcançou a marca de 333 jovens formados em seu curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Atualmente, 140 jovens aprendizes participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2020 o Instituto também deve implantar a quarta turma do Programa Nós por Elas – A Voz Feminina do Campo, voltado a egressas e já conta com uma nova turma de 20 jovens na localidade de Alto Paredão, no interior de Santa Cruz do Sul.

A gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, destaca que as atividades têm tido êxito graças ao auxílio de muitos parceiros. “Esses jovens são como sementes que têm germinado, crescido. Muitos estão na propriedade, auxiliando seus pais na gestão, outros seguem seus projetos de vida em diferentes áreas. A juventude quando estimulada sempre surpreende”, afirmou.

Prática comum no início das atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, os eventos de apresentação dos jovens aprendizes às suas respectivas comunidades precisaram ser reeditados por conta da pandemia. Em 2020, as sete turmas do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural se organizaram para um momento simbólico nas redes sociais. E com o auxílio dos educadores, eles deixaram um recado importante: não há problema que não possa ser superado. As apresentações estão sendo feitas por meio de postagens nos perfis do Instituto Crescer Legal no Facebook e Instagram durante todo o mês de julho. Segundo o diretor presidente da entidade, Iro Schünke, este é sempre um momento muito esperado pelos jovens, suas famílias, educadores e parceiros. “Lamentamos não podermos estar fisicamente presentes, mas foi uma decisão necessária considerando o momento em que vivemos. Fato é que estaremos todos juntos, mas virtualmente. Esperamos ter a oportunidade de nos encontrarmos mais adiante”, salientou.

Em 2020, o Instituto contempla em seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural mais de 140 jovens aprendizes nos municípios de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu. O começo do curso de empreendedorismo e gestão rural em Canguçu foi o marco da expansão geográfica na atuação do Programa de Aprendizagem.