Início Colunas O retorno à dura realidade do Brasileirão

O retorno à dura realidade do Brasileirão

A dupla Gre-Nal tem grandes possibilidades de passar para as quartas de final da Copa Sul-Americana (Grêmio) e da Libertadores (Inter). Na ida das oitavas, o Grêmio derrotou a LDU na altitude de Quito (1 a 0, grande resultado), e o Inter empatou sem gols contra o Olimpia no Paraguai (bom resultado). Com Luiz Felipe Scolari, o Tricolor já mostra recuperação. Já o Inter de Diego Aguirre não vence há seis jogos. Se nas competições internacionais a situação é boa para a dupla, é preciso voltar à dura realidade do Brasileirão. Neste sábado, tem Fluminense x Grêmio no Maracanã e, no domingo, jogam Inter x Juventude no Beira-Rio. O Grêmio é lanterna e o Inter está próximo do Z-4.

Técnico campeão europeu enfrentou Inter em 2008

A Itália conquistou o título europeu de seleções, em final contra a Inglaterra, no dia 11 de julho. O técnico campeão é Roberto Mancini, que, em 2008, enfrentou e perdeu para o Internacional de Porto Alegre, na final do Torneio de Dubai. Naquela decisão, Mancini treinava a Internazionale de Milão, derrotada por 2 a 1 pelo Colorado. Os gols do time gaúcho foram marcados por Fernandão e Nilmar. Como jogador, Mancini marcou época na Sampdoria da Itália, onde foi campeão italiano em 1991 e vice-campeão europeu em 1992. A final europeia de clubes, em 1992, Sampdoria contra o Barcelona, nós lembramos recentemente na nossa coluna, publicada em 23 de junho.

Na expectativa dos Jogos Olímpicos

Recentemente foram realizados dois grandes eventos esportivos: a Eurocopa (Itália campeã) e a Copa América (Argentina campeã). Agora, a expectativa está voltada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A cerimônia de abertura ocorrerá na sexta-feira, 23, pela manhã, no horário de Brasília. A Seleção Brasileira de futebol feminino já faz sua estreia na Olimpíada dia 21, contra a China, dois dias antes da cerimônia.

No futebol masculino, o Brasil, atual campeão, estreia dia 22 contra a Alemanha, atual vice-campeã, repetindo o confronto que marcou a final de 2016, no Rio de Janeiro. O jogo ocorrerá em Yokohama, mesmo local da final da Copa do Mundo de 2002: Brasil 2 x 0 Alemanha, pentacampeonato mundial para a Seleção Brasileira.