Início Colunas O sucesso de técnicos gaúchos no Grêmio (Parte 2)

O sucesso de técnicos gaúchos no Grêmio (Parte 2)

Embora sejam períodos de grande intercâmbio no futebol, as décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010 evidenciaram o sucesso de treinadores gaúchos no Grêmio. Na coluna da semana passada, lembramos alguns nomes relevantes dessas décadas no Tricolor: Ênio Andrade, Valdir Espinosa, Luiz Felipe Scolari e Otacílio Gonçalves. Hoje vamos recordar mais seis treinadores gaúchos que tiveram uma cota de êxito no Grêmio.

1) Cláudio Duarte: Comandou a equipe gremista no título gaúcho de 1989 (era o pentacampeonato consecutivo do clube no Estadual). No mesmo ano, levou o time à conquista da primeira edição da Copa do Brasil. Entre os destaques individuais naquela temporada, estiveram o zagueiro Edinho e o meia Assis.

2) Cassiá: Zagueiro do Grêmio no título estadual de 1977, que quebrou a hegemonia do tradicional adversário, Cassiá treinou a equipe tricolor em 1993, vencendo o Campeonato Gaúcho. Foi o início de uma era de títulos do Grêmio, que se desenrolaria nos anos seguintes. O craque Dener e o goleador Gilson jogaram no time campeão de 1993.

3) Celso Roth: No final dos anos 90, Roth surgiu como uma das principais revelações nacionais entre os treinadores de futebol. Em 1999, foi técnico do Tricolor nas conquistas da Copa Sul-Brasileira e do Gauchão. Na época, um dos grandes craques do futebol mundial começava a mostrar seu futebol de excelência: Ronaldinho Gaúcho.

4) Tite: Um dos melhores técnicos do País nas últimas décadas, fez história no Grêmio em 2001, com um esquema de três zagueiros, ótimo toque de bola e agressividade ofensiva. Na temporada, o Tricolor foi campeão gaúcho e obteve sua quarta Copa do Brasil. O zagueiro Marinho e o atacante Marcelinho Paraíba brilharam dentro de campo.

5) Mano Menezes: Ascendeu ao futebol nacional após passar por Guarani de Venâncio Aires, 15 de Campo Bom, Grêmio e Corinthians. Na equipe gremista, em 2005, foi um dos protagonistas na “Batalha dos Aflitos”, em Recife. Foi bicampeão gaúcho em 2006 e 2007. Os meias Anderson e Theco estiveram entre os destaques individuais daquela época.


6) Renato Portaluppi: Um dos maiores craques do Grêmio dentro de campo, talvez o maior, Renato também entrou para a história tricolor na condição de técnico. Venceu a Copa do Brasil (2016), a Copa Libertadores (2017), a Recopa Sul-Americana (2018), a Recopa Gaúcha (2019), além de três campeonatos gaúchos (2018/2019/2020). A dupla de zaga Geromel/Kannemann simboliza esse período vitorioso.