Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Responsabilidade da elaboração e confecção dos carros alegóricos
nesta edição da festa será do decorador santa-cruzense Julci Limberger
Os tradicionais desfiles de carros alegóricos da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul são um dos momentos mais aguardados pelo público visitante e pela comunidade. Faltando pouco mais de dois meses para a 29ª Oktoberfest e Feirasul – que ocorrem de 2 a 13 de outubro –, a Diretoria de Cultura e Folclore promete novidades para os desfiles temáticos, com o tema “Festejando Nossas Tradições”. Uma das principais mudanças está na elaboração e confecção dos carros alegóricos, que nesta edição da Festa da Alegria ficarão sob a responsabilidade do decorador santa-cruzense Julci Limberger. “A cultura alemã sempre fez parte da minha vida e ter a oportunidade de transformar os sentimentos que tenho em realidade nos carros, é a realização de um sonho”, ressalta Limberger.
Divulgação/RJ
Julci Limberger será o responsável pela elaboração e confecção dos carros alegóricos
Conforme Julci, o design dos carros tem o objetivo de encantar as pessoas e resgatar o espírito germânico, como por exemplo, ornamentar as casas e lojas da cidade para a Oktoberfest. “Queremos mostrar a integridade, a maneira de viver e os valores do nosso povo através da cultura”, declara Limberger. As alegorias já estão em fase de montagem das ferragens e estarão prontas para receber os adereços e ornamentações. O diretor dos Desfiles da Festa da Alegria, João Goerck, ressalta que estão sendo tomados todos os cuidados com a segurança. “Além dos equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, todos os pneus dos carros foram trocados”, destaca.
Serão nove alegorias, além do Bierwagen (carro do Chope), do Himberwagen (carro do suco) e da bicicleta coletiva Zig Zag Zug. Nesta edição, estão previstas três paradas, sendo duas durante o dia, nos dois domingos, dias 6 e 13 de outubro, e outra à noite, na quarta-feira, dia 9, sempre na Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul. O desfile é desenvolvido a partir de uma pesquisa histórica realizada pela professora Maria Luiza Rauber Schuster e pelo professor Nestor Raschen, sobre o tema “Festejando Nossas Tradições”. Entre as muitas tradições germânicas estão a festa da colheita (Erntedankfest), as quermesses, o kerb, os encontros de sociedades, dos grupos de dança, dos corais, os jogos germânicos, a música e a língua alemã.
Rolf Steinhaus
Com o tema “Festejando Nossas Tradições”, a 29ª Oktoberfest promete novidades para os desfiles temáticos














