LUANA CIECELSKI
[email protected]
O homem devidamente equipado e pedalando por cima de um mapa que mostra parte do Rio Grande do Sul, parte do Uruguai e parte da Argentina, existente na capa do livro “Operação Banda Oriental”, de Demétrio de Azeredo Soster, já dá o tom da obra que está sendo lançada no próximo mês em Santa Cruz do Sul. Isso porque ela conta justamente sobre uma viagem de bicicleta realizada pelo autor, que percorreu os três países com sua bike ‘La Negra 2’ em janeiro desse ano.
Os leitores do ‘Riovale Jornal’ talvez se lembrem que os preparativos para essa viagem foram contados nas páginas deste jornal por meio de uma coluna quinzenal que Demétrio manteve durante o ano de 2016. A viagem também foi relatada através de reportagens escritas antes e depois do percurso feito. Agora, porém, cheio de detalhes e de histórias que não eram possíveis de serem contadas em poucas frases, o livro sai.

Internamente, o livro é dividido em duas partes: uma mais breve e introdutória, voltada para pessoas que, assim como ele, têm o objetivo de viajar de bicicleta, onde Demétrio conta sobre os preparativos para a viagem realizados durante o ano de 2016, como mudança de hábitos alimentares, compra de equipamentos, leituras e incursões realizadas pela região com suas bicicletas; e outra dedicada exclusivamente à viagem e seus acontecimentos.
Esse segundo trecho é dividido, no total, em 12 capítulos que contam, conforme o próprio autor explica na abertura do livro, os momentos mais significativos que aconteceram durante o trajeto. Entre as situações relatadas estão os bons e os maus momentos pelos quais o autor passou na estrada, as situações que deixam os cicloturistas felizes, bem como aquelas que os aborrecem. Há a descrição, por exemplo, de um momento em que o aventureiro sentiu um leve arrependimento por ter iniciado a jornada, coisa que ele explica, acontece com quase todos os que resolvem fazer viagens assim. Há também, por outro lado, diversos momentos em que surpresas agradáveis são relatadas e a felicidade e satisfação do cicloturista salta das páginas para encantar também quem está lendo-as.
E por falar em encantar, a diagramação conta com uma fonte gostosa de ser lida e há diversas fotos que ilustram momentos relatados no texto, saciando a curiosidade que fica nos leitores em relação aos lugares e personagens encontrados pelo caminho. Além disso, os inícios de capítulo, além de títulos sugestivos, são marcados por marcas de pneus que serpenteiam pelas páginas seguindo a beleza da capa – ilustrada, aliás, por Gabriel Renner – que acaba se refletindo internamente também.
Dessa forma, Operação Banda Oriental é um livro para todas as pessoas. Cicloturistas e pessoas que têm vontade de realizar viagens desse tipo, sem dúvida se beneficiarão das informações mais técnicas da viagem e das dicas dadas pelo autor – comprem boas barracas! Pensem no acampamento! – porém, leitores menos aventureiros também poderão se deliciar com a narrativa leve, engraçada, que os levará pelas estradas da banda oriental.
O LANÇAMENTO
O lançamento do livro acontecerá no dia 12 de agosto, na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471), a partir das 10 horas. O livro, porém, já está sendo comercializado em alguns pontos da cidade: na própria Iluminura, na livraria Campus (Unisc), na Livraria e Papelaria Cometa e na loja Faccin Bicicletas. O preço sugerido é de R$ 28,00. O livro também pode ser adquirido diretamente com a Editora Catarse, pelo contato (51) 99995-0106.
O valor arrecadado com a primeira edição da obra será utilizado para a compra de bicicletas e equipamentos a serem doados para entidades de apoio a crianças e adolescentes carentes.
SOBRE O AUTOR
Demétrio de Azeredo Soster é autor, em literatura, de Tempo horizontal (Edunisc, 2013), Livro de razão (Insular, 2014), Quase coisa (Catarse, 2015) – finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) em 2016), Pérolas de Pedro (Catarse, 2015) – em parceria com a Fabiana Piccinin – e O livro das sombras, jazz & outros poemas (Catarse, 2016) – finalista do prêmio Livro do Anos da AGES em 2017.
Também organizou, em parceria com outros autores pesquisadores, 14 livros voltados à pesquisa em comunicação e literatura. É pós-doutor pela Unisinos, professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras) e do Departamento de Comunicação da Unisc.
SOBRE O LIVRO
Título: Operação Banda Oriental
Autor: Demétrio de Azeredo Soster
Capa e ilustrações: Gabriel Renner
Diagramação: Daiana Stockey Carpes
Revisão: Diana Azeredo
Formato de 15 x 25 cm
Valor: R$ 28,0














