Início Polícia Operação Rédea Curta apreende material ilícito no Regional

Operação Rédea Curta apreende material ilícito no Regional

SARA ROHDE
[email protected]

Mais uma operação foi realizada no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. ‘Rédea Curta’ tem objetivo de fiscalizar as celas da casa prisional com intuito de apreender os materiais ilícitos que circulam no interior da casa e trasnferir os envolvidos. 
A operação, ocorrida na última quinta-feira, 4 de janeiro, uniu todas as forças de segurança do município. Realizada pela Superintendência de Serviços penitenciários (SUSEPE),  operação contou com o apoio dos agentes de Inteligência Prisional da 8ª Delegacia, agentes da 2ª Delegacia Penitenciária, Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), Pelotão de Operações Especiais – POE da Brigada Militar, Canil da BM, Corpo de Bombeiros e Fiscalização de Trânsito. Ao todo 60 agentes participaram da operação que contou com revistas nas galerias A e B onde se encontram 115 apenados. 
A 1ª operação do ano mostrou a força do estado dentro da casa prisional. Devido a fuga em massa, que aconteceu ano passado, onde 26 apenados escaparam do regional,  houve uma revista geral em todo o presídio. Com o vídeo e as imagens que circularam nos últimos dias em redes sociais dos presos fazendo churrasco e manuseando suposta droga, outra revista forte foi concluída, dessa vez em apenas duas galerias. A operação aconteceu para mostrar que existem facções dentro do presídio.
Durante as revistas foram encontrados, através de cães farejadores, substância semelhante a maconha, substância semelhante a cocaína, carregadores, facas, celulares, baterias e balanças de precisão. 
Para o delegado titular da 8ª Delegacia Penitenciária, Bruno Pereira, em 10 meses foram realizadas 23 operações e este ano continuarão as revistas fortes. “Não se admite saber da possível entrada de material ilícito e não combatermos”, completa. O delegado ainda ressalta que a droga entra através de visitas onde não se pode conter o material através do detector de metal. Os celulares entram através do muro que ainda não foi concluído. “A conclusão do muro será em dois meses”, afirma Bruno. 
Entre os bandidos das galerias A e B, foram transferidos para penitenciárias da região, 5 apenados com forte influência dentro do regional.

Objetos encontrados:
– 2 facas e 2 balanças de precisão 
– 184 gramas de substância semelhante a maconha
– 10 gramas de substância semelhante a cocaína
– 25 carregadores, 
– 32 celulares, 
– 17 baterias

Pereira:

Substância semelhante a maconha, substância semelhante a cocaína, carregadores, facas, celulares, baterias e balanças de precisão foram encontrados