Início Colunas Os erros históricos podem ser reparados?

Os erros históricos podem ser reparados?

A pergunta que certamente assola muitas mentes humanas: de fato, os erros históricos cometidos pelo homem podem ser reparados? Faço este questionamento, pois já foram tantas as disputas ideológicas, raciais, religiosas e econômicas travadas pelos homens nos últimos cinco milênios, que não tenho certeza de que somos capazes de evoluir com nossos erros.

É claro que já tivemos muitos avanços, mas temos alguns vícios históricos que teimam em vir à tona, de tempos em tempos, como por exemplo, a ânsia autoritária de alguns líderes mundiais, como por exemplo do ex-mandatário dos EUA. O sujeito perde a eleição, e não tem a hombridade de reconhecer a derrota, e mais grave, mente descaradamente para o mundo, ainda acha que está agradando, e o pior, tem seguidores como o presidente Bolsonaro.

O presidente Bolsonaro, em um dia só, consegue comemorar a morte de uma pessoa, na bestialidade de uma disputa ideológica inexistente sobre pesquisa científica de uma vacina, e ainda dizer que, quando “termina a saliva, entra a pólvora”, numa menção de que poderá declarar guerra aos Estados Unidos. São várias as pessoas que se perguntam como conseguimos eleger um cidadão tão inapto para governar o nosso País? O que levou a um erro histórico desta envergadura em pleno século XXI? Seremos capazes de corrigir um erro desta magnitude?

O mais grave de tudo isto, é que os danos colaterais desta visão esguia serão enormes, e de difícil reparação, pois está havendo um desmonte do papel do Estado-Nação. Não há como dizer que a história irá apagar estas marcas da intolerância. Tanto é que países como Alemanha, Inglaterra e Noruega e outros da Europa, fazem um esforço enorme para controlar movimentos de extrema direita, que ainda acreditam em supremacia de raças e outras bestialidades.