Início Geral Outubro Rosa | Mulheres passam por ciclo de atendimentos no Bairro Aliança

Outubro Rosa | Mulheres passam por ciclo de atendimentos no Bairro Aliança

Campanha inclui iniciativas que chamam a atenção para o cuidado com a saúde como um todo

Lelia Martin (D), 63 anos, foi uma das pacientes que saiu do atendimento super satisfeita
Jaime Fredrich

Várias ações vêm sendo promovidas neste mês para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo útero. Em Santa Cruz do Sul, a campanha do Outubro Rosa inclui iniciativas que chamam a atenção para o cuidado com a saúde das mulheres como um todo, por meio de atividades descentralizadas. Uma delas aconteceu na terça-feira, 17, na Igreja São José, no Bairro Aliança, promovida pela Coordenação da Atenção Básica e pela Coordenadoria Municipal da Mulher, em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social.
No local, 30 mulheres, que haviam realizado agendamento prévio pela UBS Jacob Schmidt, passaram por um ciclo de atendimentos. De acordo com a enfermeira Fernanda Carlin, coordenadora da Atenção Básica do Município, foram feitos exames pré-câncer, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinas contra a gripe e a covid-19, testes de visão e aplicação de auriculoterapia. Os procedimentos foram realizados com apoio do Hospital Ana Nery e Óticas Carol.
Entre um atendimento e outro, as participantes também receberam orientações da Coordenadoria da Mulher sobre cuidados com a saúde, cartilhas com informações sobre seus direitos, alertas para os diferentes tipos de violências, importância da autonomia feminina e promoção da autoestima. A ação foi organizada pela coordenadora do órgão, Solange Basso.

“Foi maravilhoso vir aqui!”

Lelia Martin foi uma das pacientes que saiu do atendimento super satisfeita. Aos 63 anos, ela compareceu para fazer o rotineiro exame papanicolau, que previne o câncer de colo de útero. O que não esperava era que, além do preventivo, receberia todo um ciclo de atendimento individualizado. “Foi maravilhoso vir aqui! Pude fazer os exames, recebi toda a atenção e ainda fiz a auriculoterapia, que nunca tinha feito antes, e estou na expectativa de que poderá aliviar minha ansiedade e dor nas costas. Atendimento melhor impossível!”, destacou.

Feira de Saúde na ESF Alcemiro

Neste sábado, 21, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alcemiro Manoel dos Santos realizará a Feira de Saúde do Outubro Rosa, junto com atividades do Dia D de Vacinação. Na unidade de saúde, localizada na Rua da Pedreira, nº 1469, além da aplicação de vacinas recomendadas pelo Calendário Nacional de Imunizações, a equipe aproveitará o atendimento em horário estendido para fazer coletas de exame do colo do útero, avaliação de mamas e encaminhamentos para mamografias, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, exames de visão – com Óticas Carol – e ainda oficinas voltadas à saúde da mulher. A ESF estará aberta das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Palestra sobre empoderamento contra o câncer

Já para o dia 30, está sendo organizado um encontro para mulheres no Auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM), localizado na Rua Coronel Oscar Jost, nº 1571. Será feita uma explanação sobre a atuação de entidades que trabalham na promoção da saúde – Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e Liga Feminina de Combate ao Câncer -, com mediação da titular da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso. Após, haverá palestra sobre autoestima e empoderamento contra o câncer, destinada especialmente a servidoras públicas, mas aberta a toda a comunidade. O início será às 14h.