Início Economia Pagamentos de impostos geram filas

Pagamentos de impostos geram filas

Atendimentos agendados e pagamentos do IPTU lotaram a sede da Secretaria de Fazenda

Grasiel Grasel
[email protected]

Há quem discorde do velho conceito de que o brasileiro deixa tudo para a última hora, mas essa segunda-feira, dia 30, foi dia de colocá-lo à prova. Como esse é o último dia para pagar o IPVA com todos os descontos possíveis e o penúltimo dia útil para pagar a cota única ou a primeira parcela do IPTU, santa-cruzenses lotaram casas lotéricas, correspondentes, caixas eletrônicos e a Secretaria de Fazenda. Em alguns locais a fila dos caixas se estendia até a calçada.
Na Secretaria de Fazenda, boa parte das pessoas que lotaram a sede da pasta já estavam com horário marcado, no entanto, foram muitas as que resolveram pagar a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou sua primeira parcela, pois ambas têm o dia 2 de janeiro como data de vencimento. 
De acordo com o coordenador do Departamento de Administração Tributária do município, Antonio Gonçalves, a expectativa é que o movimento no dia 2 seja ainda maior do que o registrado na segunda-feira, pois é de costume que isto aconteça em datas de vencimento de documentos de arrecadação da Prefeitura.
Para evitar longas filas e um tempo de espera considerável, Gonçalves orienta que os contribuintes busquem pagar o imposto em outros lugares além da Fazenda, que conta com um espaço pequeno para atendimentos. “A grande orientação é que as pessoas evitem vir à Secretaria de Fazenda, que utilizem outros meios de pagamento, como agências bancárias, correspondentes, casas lotéricas e, principalmente, aplicativos de celular”, diz.

IPVA também gerou filas
Várias casas lotéricas tiveram filas que se estenderam até a calçada nesta segunda. A maioria dos clientes aproveitou a data limite para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com todos os descontos possíveis. 
Segundo o delegado adjunto da 7ª Delegacia da Receita Estadual (7ª DRE), Gerson Melo, a diminuição no valor total pôde chegar a 24,92%. “Os contribuintes puderam ter desconto de bom motorista, bom cidadão (programa da Nota Fiscal Gaúcha), 3% de antecipação e mais a variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que está em torno de 3%”, explicou.
Para os contribuintes que não puderam aproveitar os descontos, ainda há a opção de pagar o imposto à vista ou parcelado. Com a primeira parcela ou cota única sendo quitada dentro das datas limite, ainda é possível receber descontos: 3% até 31 de janeiro, 2% até 28 de fevereiro e 1% até 31 março. Os prazos finais para quem ainda assim não conseguir quitar o imposto variam de acordo com a placa do veículo, informação que pode ser confirmada pelo site www.ipva.rs.gov.br ou aplicativo IPVA RS.
Melo também orienta que o cidadão gaúcho procure evitar quitar suas obrigações apenas em datas limite, pois, caso busque pagar o IPVA em casas lotéricas, correspondentes ou caixas eletrônicos, pode ter que enfrentar longas filas. A principal dica do delegado adjunto é aproveitar a disponibilidade de aplicativos dos bancos credenciados que permitem que o imposto seja descontado diretamente no saldo em conta, são eles: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil.

Atenção!
A Secretaria de Fazenda não abrirá hoje, dia 31, pois as instituições bancárias não funcionarão, portanto, haverá apenas expediente interno para fechamentos de contas do ano corrente. Na quinta-feira, dia 2, ela estará aberta normalmente, ainda em turno único, das 8h às 14 horas.