Cristiano Silva
[email protected]
Ricardo Wendland
Atual campeã, Império da Zona Norte, fechará a noite de
desfiles que se inicia às 21h, no Parque da Oktoberfest
Na terra da Oktoberfest o samba também tem vez. A maior festa popular do Brasil também passa por aqui. Na noite de ontem, sexta-feira, 14 de março, a alegria tomou conta da passarela do samba, no Parque da Oktoberfest. A noite contou com um Bumba Meu Boi, de Encruzilhada do Sul, bloco do Cemas, que todos os anos se faz presente na avenida, distribuindo preservativos em um blocão formado por uma ala de cada escola de samba de Santa Cruz do Sul, recepcionando edando as boas-vindas aos municípios vizinhos. A escola Realeza da Vila de Rio Pardo, campeã do carnaval este ano no município, abriu o desfile regional, seguida pelaIrmão da Opa, do município de Taquari, e depois pelatambém campeã de Venâncio Aires, Unidos das Vilas.
ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Rolf Steinhaus
Passarela do samba está pronta para receber escolas santa-cruzenses
Hoje a festa é local. Após o cerimonial de abertura a festa deverá iniciar pontualmente às 21h. Cada agremiação terá no mínimo 40 minutos e no máximo 55 minutos para percorrer toda a passarela. A ordem de desfile é a seguinte: Imperatriz do Sol, Acadêmicos da União, Unidos de Santa Cruz, Imperadores do Ritmo e Império da Zona Norte. O corpo de jurados será composto por 18 membros, vindos de Porto Alegre.
Dentre as muitas novidades que o público poderá conferir este ano, está a ausência de palanque para as autoridades. Todos deverão assistir aos desfiles no mesmo nível, sem espaços privilegiados. O sambódromo – com 230 metros de extensão e nove metros de largura – foi todo pintado de branco, com demarcações especiais na cor vermelha para ajudar na evolução das escolas.
Outro reforço considerável foi feito nailuminação da pista e também nos equipamentos de sonorização.Dois carros de som estarão na avenida, enquanto um estiver acompanhando a passagem da escola, o outro estará apostos para entrar com a agremiaçãoseguinte. Caixas de som foram espalhadas por toda a passarela para que o samba-enredo possa ser ouvido do início ao final do desfile em qualquer ponto.
ACESSIBILIDADE
A organização do evento contemplou nesta edição também os cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Um recuo próximo ao pavilhão II, sem a colocação de gradis, foi preparado para acomodar este público. E para a comunidade em geral três lances de arquibancadas com capacidade para 1.300 pessoas foram instaladas no local. Os banheiros do terminal turístico, do campo municipal e do pavilhão central estarão abertos. Já a oferta de lanches variados ocorrerão nos dois quiosques fixos e naspirâmides espalhadas pelo parque.
O secretário de Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, fez questão de ressaltar os investimentos feitos pelo poder público municipal para fazer do carnaval de Santa Cruz do Sul o melhor já realizado. “Teremos um carnaval com muita inovação”, disse. “Há muitos anos não se via este parque tão bonito. Com certeza a regionalização deste evento tem tudo para evoluir nos próximos anos e colocar Santa
Cruz do Sul e os demais municípios participantes em um outro patamar”.
RELEMBRE:
Ricardo Wendland
Evento inicia hoje à noite, a partir das 21h, no Parque da Oktoberfest
A escola que abre os desfiles de hoje à noite, a Imperatriz do Sol, trará o tema “Bem aventurados aqueles que têm justiça” para a passarela do samba. Na sequência virá a Acadêmicos da União com o tema “Nas asas da folia, o desejo vira fantasia”. A Unidos de Santa Cruz segue os desfiles com o tema “Linha Santa Cruz, berço da colonização alemã. Uma trajetória de vitória, progresso e a nossa razão” e a Imperadores do Ritmo apresentará “Guido Corneta, um gigante nos Imperadores, em cada página uma história pra contar”. Fechando os desfiles, a atual campeã do Carnaval santa-cruzense, a Império da Zona Norte, trará o tema “Quem não sonhou ser milionário?!” para fechar a noite.














