Início Sem categoria Parada da Diversidade é neste domingo

Parada da Diversidade é neste domingo

Em junho um evento alusivo ao Dia Mundial do Orgulho Lgbt+ foi realizado em Santa Cruz do Sul

Sara Rohde
[email protected]

O Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos de homossexuais, segundo a ONG Internacional Transgender Europe. No país, a cada 16 horas um LGBT é morto vítima de ódio, intolerância e preconceito. Para dar um basta à violência e pedir respeito à comunidade, será realizada pela primeira vez na Região dos Vales, a Parada da Diversidade.
O evento acontece neste domingo, 7 de julho, em Santa Cruz do Sul, e é promovido pela ONG Desafios, que visa dialogar com a sociedade questões LGBTs e levar informações às escolas, palestras e eventos, com intuito de esclarecer a importância do movimento e a defesa dos direitos.
Com o tema ‘Família, Amor e Respeito’, a ampla programação da parada já está definida. Conforme o fundador e atual presidente da ONG Desafios, Ruben Quintana, “não será uma festa, e sim uma grande manifestação para alertar a comunidade de Santa Cruz do Sul sobre o preconceito vivido no dia a dia. Um chamamento à população a conhecer um espaço aberto às culturas e um pedido de respeito”. A comissão organizadora definiu a programação na última quarta-feira, 3, e apesar de muitas pessoas ainda quererem participar das intervenções, não há mais espaço na grade, explicou Ruben.
A concentração será às 15 horas, em frente à Praça Getúlio Vargas, com a recepção de cerca de oito caravanas vindas de outros municípios, artistas e a comunidade em geral que participará do evento. Após, inicia a caminhada pela Rua Marechal Floriano em direção à Praça da Bandeira com presença de trio elétrico. 
Na Praça da Bandeira haverá palco principal com apresentação de 12 Drag Queens vindas de cidades do Estado como São Leopoldo, Santa Maria, Lajeado, Venâncio Aires, mais sete Djs de regiões do RS como a grande Porto Alegre. Teatro e apresentações musicais também integram a programação, entre as atrações está a peça teatral ‘Beijo no Buraco’ de Santa Maria, formada por alunos e docentes do curso de artes cênicas da UFSM e por artistas independentes, apresentação do MC Bruninho de Santa Maria e do Rap Feminista Predominas, além da dança com dançarinos locais.
Na ocasião também será conhecida a Corte da Diversidade, Miss e Mister Diversidade Santa Cruz que está sendo definida por voto popular através das redes sociais. Cortes de diversas cidades deverão desfilar e se pronunciar em prol dos direitos LGBTs, com destaque para o Mister Diversidade RS 2018, Alef Oliveira de Venâncio Aires e o Top Up, Daniel Cardoso de Arroio do Meio.
Entre as intervenções haverá os pronunciamentos de Gogo Dancers, escritores, ativistas e lideranças da comunidade LGBT+. Segundo Ruben, paralelo ao palco principal, terá roda de conversa, “o objetivo é atrair a população para o debate em diversos temas pertinentes, como o adoecimento da população LGBT, diversas formas de violência LGBTfóbicas, criminalização da LGBTfobia no Superior Tribunal Federal, HIV/AIDS, com nomes como Claudia Kessler, professora do departamento de ciências sociais da UFSM e Gabriela Pires, docente da Unisc”, disse Ruben. Na programação também está prevista uma tenda do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (CEMAS -HIV/AIDS) que além das rodas de conversa irá repassar orientações de prevenção e distribuição de material informativo. 
A expectativa segundo organizador, “é concentrar o maior número de pessoas da comunidade LGBT+ que possam deixar a mensagem de Amor, Família e Respeito que é o nosso lema. Temos certeza que teremos a participação de muitas famílias e especialmente as famílias LGBT’s que sofrem o preconceito na pele diariamente, seja pela sua constituição ou por famílias que têm um membro LGBT”. 

ONG Desafios
A ONG Desafios foi fundada em 2010 devido a necessidade da comunidade local e da comunidade LGBT ter um organismo para esclarecer, para trazer o debate à sociedade, para conversar com a imprensa e para lutar contra o preconceito e em defesa dos direitos homossexuais.