Grasiel Grasel
[email protected]
Nesta segunda-feira, dia 27, a prefeitura retomou o sistema de pavimentação em parceria da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que visa oferecer uma alternativa para moradores que buscam pavimentar sua rua e preferem não esperar pelo poder público. A primeira via contemplada em 2020 será a Professor Etvino Hoppen, no Bairro Arroio Grande.
A lei que permite a parceria é de 1998 e sofreu algumas adequações ao longo dos anos. De acordo com o que ela define, os moradores que possuem interesse em pagar pela pavimentação da rua de suas casas devem levantar um abaixo-assinado, no qual pelo menos 60% dos moradores da via precisam concordar com os termos da colaboração. Depois, basta encaminhar o documento na Secretaria de Planejamento e aguardar em uma fila para ser contemplado.
De acordo com o Secretário de Obras e Infraestrutura (Seoi), Gerson Vargas, a fila de espera conta com cerca de 200 ruas registradas, mas são as com maior adesão dos moradores no abaixo-assinado que são priorizadas. O objetivo, segundo ele, é realizar o maior número possível de pavimentações em parceria ao longo deste ano.
Quando recebem a liberação da Seoi, os moradores que possuem terreno nas laterais da via escolhem uma empresa e compram os materiais que serão utilizados na pavimentação, como bloquetes, areia e meio fio. A prefeitura entra com toda a mão de obra e maquinário necessário, desde a preparação do terreno até a finalização do calçamento. Também é possível firmar parcerias para aplicação de asfalto.
Em relação ao prazo para que a pavimentação seja concluída, Vargas responde que a pasta prefere não informar datas limite para obras. “Depende do tempo e do cronograma da Secretaria, nós não gostamos de colocar prazo”, explica. De acordo com ele, enquanto as máquinas estiverem disponíveis e a empresa contratada estiver entregando materiais, os trabalhos seguirão sendo executados.
COMO FOI NA ETVINO HOPPEN?
Ubirajara Freitas Soares é morador da rua Professor Etvino Hoppen, ele foi o intermediador da parceria. Segundo ele, o primeiro abaixo-assinado foi realizado pelos moradores há cerca de oito anos atrás, mas a adesão não foi grande o suficiente para que a rua fosse priorizada, no entanto, há cinco anos fizeram uma nova tentativa e 100% dos moradores concordaram em fechar o acordo com a prefeitura.
“Bira”, como é conhecido pelos vizinhos, explica que a Secretaria de Obras pediu para que o último abaixo-assinado fosse revalidado, para verificar se os moradores ainda possuem interesse na pavimentação. Como todos concordaram novamente, há duas semanas encontraram uma empresa com o melhor orçamento possível para fornecer os materiais, fecharam uma compra e confirmaram com a prefeitura o início dos trabalhos.
A rua Professor Etvino Hoppen possui 157 metros de extensão e 1570 metros quadrados dela serão pavimentados, explica Bira. Segundo ele, o custo total para os moradores será de R$ 80.000, valor que será dividido entre cada um de acordo com a metragem da lateral de seus terrenos que fi ca de frente para a rua.
Outra moradora, Karin Buch, explica que a poeira é o maior dos problemas na rua a ser solucionado com a pavimentação. “É muita poeira. Quando tu sai de manhã, precisa fechar toda a casa, não pode deixar nem a janela do banheiro aberta. Quando tu chega em casa de noite, a casa tá puro pó”, conta, adicionando que muitos carros passam em alta velocidade na via, piorando a situação. Além disso, ela afirma que a família e os vizinhos viram os funcionários da Secretaria de Obras por poucas vezes trabalhando na via nesta semana.
Perguntado sobre a frequência com que a prefeitura atuou na pavimentação da Etvino Hoppen ao longo da semana, o secretário da pasta diz que sua equipe trabalhou em todos os dias úteis no local, dentro do horário de turno único, que vai até as 14 horas. Segundo Vargas, a via só não foi trabalhada em momentos com condição climática desfavorável, como na quarta-feira. Como o turno único termina nesta semana, ele garante que a presença do maquinário deverá ser maior a partir da próxima segunda-feira.














