Jéssica Ferreira
[email protected]
Natural de Sobradinho, o gaúcho Alfrenio de Oliveira – que atualmente reside em Santa Cruz do Sul –, impulsionado por uma ideia, desenvolveu um produto único em todo o país, cuja proposta oferece economia e sustentabilidade às empresas.
Tudo começou em março de 2014, quando Alfrenio cursava Técnico em Logística na escola Goiás, e através do curso visitou a empresa Afubra. Ao observar o material que segurava os paletes no depósito, curiosamente buscou se informar sobre este mesmo material, o qual tem origem no exterior e é transportado para o Brasil.
“Naquele momento me desafiei a fazer aquele mesmo produto – pois trabalho em uma empresa de uniformes. Ao observar, notei a possibilidade em fazer o mesmo na empresa. Levei então um material daqueles para me basear como molde, e na mesma tarde levei novamente para a empresa avaliar, o que resultou em um negócio”, revela.
O produto criado por Alfrenio nada mais é do que um cinto. Isto mesmo, um cinto batizado por ele de “log.safesets”, o que quer dizer “fixo e seguro”. Sendo assim, a proposta deste produto está na substituição do “filme stretch” – aquele famoso plástico, que embala caixas e demais produtos nas paletes para proteção.
O log.safesets também passou a proporcionar às empresas economia, ou seja, para exemplificar, suponhamos que em num certo armazém haja 1.000 paletes, sendo que há necessidade de movê-los dez vezes por ano. Então, é necessário que sejam protegidos os bens nos paletes 10.000 vezes. O envolvimento de estiramento de um euro-palete com uma altura de 1,70 metro cria custos materiais de R$ 1,50. Ou seja, isto significa que no final do ano, o gasto total foi de R$ 15.000, apenas para proteger seus bens, além de ter também gastado em torno de duas toneladas de resíduos de filme.
O produto criado aqui, em Santa Cruz do Sul, por Alfrenio foi patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Assim se tornou título de propriedade do novo empresário, juntamente com sua sócia, sobre a invenção do produto.
Desde então Alfrenio tem fechado negócios e contratos tanto com empresas gaúchas como até mesmo empresas localizadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “Tenho realizado palestras sobre logística e apresentado meu projeto da log.safesets. A expectativa está em expandir este mercado aos demais estados e oferecer melhor economia, lucratividade em cima de um produto sustentável. O material que utilizamos hoje para a fabricação é importado, usamos uma máquina para auxiliar na confecção, porém a maior parte do trabalho é de mão-de-obra, onde eu mesmo tenho feito um por um”, explica.
O empenho em produzir um produto diferenciado também irá abranger demais funções, como suporte para uso Mitren (caminhão de Bombeiros), e demais formas para garantir a segurança de qualquer produto ou objeto. “Vamos seguir pesquisando e investindo. Novos produtos estão surgindo através da linha log.safesets”, conclui.

log.safesets
O log.safesets reduz o custo na cadeia de suprimentos, oferecendo uma alça reutilizável para garantir os produtos a um pallet, diminuindo significativamente embalagens, reciclagem e os custos de manutenção. Além disso, o produto reduz drasticamente os resíduos ao substituir alternativas de uso único, tais como laços de plástico ou então filme plástico.
Outras vantagens estão tanto na proteção como na prática fácil de manusear sem necessitar de outro equipamento ou ferramenta. O produto é disponível em dois tamanhos diferentes para melhor acomodar seu aplicativo específico, além de ser macio ao toque e não prejudicar sua embalagem.
Demais informações pelo fone de contato da empresa fabricante Formativa (51) 3711.9300 ou [email protected].
















