Início Educação Pesquisadores se reúnem na Unisc

Pesquisadores se reúnem na Unisc

Desde a última quinta-feira, 6 de novembro, está acontecendo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). Tendo como tema “Pesquisa em Jornalismo para o Século 21: as audiências e a reconfiguração dos sujeitos”, o encontro está reunindo cerca de 300 jornalistas e pesquisadores do Brasil. O evento segue até o fim da tarde de hoje, 8.
De acordo com a Direção Executiva do evento, os professores Demétrio De Azeredo Soster, Angela Felippi e Fabiana Piccinin, a intenção de realizar um encontro da SBPJor na Unisc começou a tomar forma ainda em 2011, no Rio de Janeiro, quando lançaram, pela primeira vez, o nome da universidade como candidata. Desde então professores e estudantes se prepararam para receber o evento, e nos três dias de atividades, cerca de 120 alunos voluntários, funcionários e professores estão trabalhando na organização do evento.

A primeira noite

A primeira noite do 12º SBPJor foi marcada pela cerimônia oficial de abertura que foi realizada no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul, a partir das 19h30, e pela entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF).
O concurso, que premia a pesquisa em jornalismo, foi criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo no ano de 2004. O objetivo é reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico. Assim, anualmente, são identificados quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo científico do Jornalismo.
Foram premiados três trabalhos: um de iniciação científica, um de mestrado e outro de doutorado. Além disso, também há um prêmio na categoria sênior, o qual premia a trajetória acadêmica e profissional de um membro da SBPJor.
Na categoria iniciação científica, o vencedor foi o trabalho “Jornalismo em defesa das causas perdidas: antagonismo do contemporâneo na narrativa da Agência Pública”, de César Raydan Diab, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), orientado pelo professor Reges Toni Schwaab. A vencedora na categoria mestrado foi Ana Paula Lückman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com seu trabalho “Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do jornalismo”, orientado pela professora Gislene da Silva.
Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas venceu a categoria doutorado com sua tese “EXTRA! EXTRA! Os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios”, do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Fundação Getúlio Vargas (CPDoc/FGV), orientado pelo professor Fernando Lattman-Weltman. Já a categoria sênior foi vencida por Zélia Leal Adghirni, que atuou como professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), entre 1991 e 2014.
O 12º SBPJor é realizado pela Unisc e pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). (Com informações Hipermídia/Unisc).

A segunda noite

No segundo dia de evento o destaque na programação foi para o lançamento de diversos livros voltados para a área da comunicação, que aconteceu às 19h30 na Adunisc.
Entre os lançamentos estão as obras, #BHnasRuas: uma experiência de cobertura colaborativa de Carlos d’Andréa e Joana Ziller, Teorias semióticas em uma perspectiva estética de Gilmar Hermes, Ensaios sobre Televisão e Telejornalismo de Cárlida Emerim e Rita Paulino, Narrativas Comunicacionais Complexificadas 2: a forma de Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin, Jornalismo-laboratório: rádio de Demétrio de Azeredo Soster e Mirna Tonus, Masculino, o Gênero do Jornalismo de Marcia Veiga da Silva , Gêneros: um diálogo entre comunicação e linguística de Lia Seixas e Najara Ferrari, Desafios do jornalismo: novas demandas e formação profissional de Carlos Alberto Messeder, Flertando com o Caos de Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Jornalismo e mídias móveis no contexto da convergência de Eduardo Campos Pellanda e Suzana Barbosa, A cobertura internacional do Jornal Nacional: Correspondentes, enviados especiais e usos de tecnologias de Carolina Cavalcanti e RÁDIO – Teoria e prática de Luiz Artur Ferraretto. (Hipermídia)

Veja a programação para hoje:

Manhã – 8h às 12h
Sessões Coordenadas Comunicações Individuais – Apresentações de Pesquisas
Bloco 15 da Unisc

Tarde – 14h às 18h
Sessões Coordenadas Comunicações Individuais – Apresentações de Pesquisas
Bloco 15 da Unisc

Noite – 18h30
Solenidade de encerramento
Auditório Central de Unisc