Início Política Pesquisas apontam vitória de Marina no 2º turno

Pesquisas apontam vitória de Marina no 2º turno

Divulgação/Istoé

Marina Silva venceria Dilma e Aécio em segundo turno, afima a pesquisa

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada ontem mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) liderando a corrida presidencial com 34,2% das intenções de voto para a Presidência da República. Em segundo lugar está a candidata pelo PSB, Marina Silva, com 28,2% das intenções de voto, e, em terceiro, Aécio Neves (PSDB), com 16%.
De acordo com a pesquisa, no caso de um segundo turno, Marina Silva venceria um embate contra Dilma Rousseff, obtendo 43,7% das intenções de voto, ante 37,8% da adversária. Os resultados são semelhantes à pesquisa do Instituto Ibope divulgada na terça-feira, 26.
Se o embate no segundo turno fosse disputado entre Dilma e Aécio, a candidata do PT obteria 43% dos votos, e o tucano 33,3%. Em um embate entre Marina Silva e Aécio, em um eventual segundo turno, Marina seria eleita presidente com 48,9% das intenções de votos, enquanto Aécio teria 25,2%.
Com relação aos demais candidatos, Pastor Everaldo (PSC) obteve 1,3% das intenções de votos no primeiro turno; Eduardo Jorge (PV) obteve 0,4%; Luciana Genro 0,3%; e Levy Fidelix (PRTB) 0,2%. Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) obtiveram 0,1% cada; e Mauro Iasi (PCB) 0%.
Para a pesquisa da CNT foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios localizados em 24 unidades da Federação, entre 21 e 24 de agosto. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR400/2014.
A pesquisa do Ibope, divulgada nesta terça-feira, aponta Marina Silva (PSB) como vencedora da eleição presidencial no segundo turno. No que se refere ao primeiro turno, Marina consolida a segunda posição com 29%, dez pontos à frente de Aécio Neves (PSDB). Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, lidera com 34%.
Pastor Everaldo (PSC) tem 1% nas intenções de voto, da mesma forma que Luciana Genro (PSOL). Individualmente, Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não chegam a 1%.
No segundo turno, Marina Silva venceria Dilma Rousseff: 45% a 36%. Entre Dilma e Aécio Neves, a vitória seria da atual presidente: 41% a 35%.
O Ibope fez o levantamento entre 23 e 25 de agosto, com 2.506 eleitores de 175 municípios do país. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo BR428/2014. A margem de erro máxima é de 2% e nível de confiança de 95%. (Com informações da Agência Brasil)