Guilherme Athayde
[email protected]
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma homenagem ao Pelotão de Operações Especiais (POE) do 23º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar.
Trabalhadores da segurança pública que diuturnamente arriscam suas vidas para defender a sociedade dos males da criminalidade, heróis anônimos que constituem um grupo fundamental para a manutenção da ordem e o cumprimento da justiça. Essa é apenas uma das definições possíveis para o pelotão de elite da BM Gaúcha que atua no Vale do Rio Pardo.
Com a presença de diversas autoridades, o POE, ou os “Boinas Pretas” como são conhecidos, receberam na última segunda-feira, 19, certificados de reconhecimento pelos trabalhos prestados em virtude da passagem de seus quinze anos de criação. A iniciativa foi do vereador Mathias Bertram (PTB).
“É uma pequena homenagem que a gente faz como vereador porque realmente, o trabalho do POE a gente acompanha pelo noticiário. Eles são os que mais prendem, muito por eles não terem o policiamento ostensivo, que também deve ser valorizado, mas o POE tem a liberdade de fazer as prisões e trabalhar onde o serviço às vezes compromete um pouco mais a segurança”, ressaltou o vereador.

Para o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRPO), o tenente-coronel Valmir José dos Reis, o reconhecimento público ao serviço do Pelotão de Operações Especiais é um estímulo à continuação do trabalho.
“Santa Cruz é diferente em alguns aspectos. Hoje o poder Legislativo trouxe à tona a qualidade da nossa segurança pública regional. Essas inter-relações entre poderes, instituições, órgãos policiais e a sociedade, é que faz a diferença. Acho que é um incentivo ao bom trabalho prestado, aos indicadores que têm nos feito diferentes, com todas as dificuldades que nós temos”, resumiu.
Para o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, Major Paulo Fernandes do Nascimento, a homenagem é um reconhecimento a todos os policiais militares.
“Me sinto bastante gratificado por saber que houve o devido reconhecimento deste que é um dos melhores pelotões de policiamento especial do Estado. Extensivo também aos demais policiais militares do 23ª Batalhão. Tenho certeza que os demais policiais militares também se sentem homenageados, pois eles também fazem a diferença na segurança pública aqui no nosso município”.
Já o comandante do POE, sargento Carlos Moises Savian dos Passos, destacou o sentimento de orgulho que os integrantes do pelotão sentem ao realizar o seu serviço. “Foi uma grande honra para nós. Como eu falo para meus filhos, uma das maiores honras que eu tenho é compor este Pelotão de Operações Especiais do 23º BPM. Para nós foi um ato especial. Eu costumo falar que nós do POE não somos piores ou melhores que ninguém, somos diferentes, e temos que ser diferentes para combater essa criminalidade crescente que a gente tenta reduzir no dia-a-dia”.
Fundado em 21 de agosto de 2002, o Pelotão de Operações Especiais realiza diariamente o apoio à 1ª e à 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, e aos quase 30 municípios da área do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo.
O POE também é empregado em situações de maior vulto, onde é necessário maior poderio bélico e o pronto-emprego de táticas especiais.














