Início Polícia Polícia Comunitária: dois novos núcleos serão implantados

Polícia Comunitária: dois novos núcleos serão implantados

Luana Ciecelski

O secretário Hermany anunciou os dois novos núcleos de Polícia Comunitária

Luana Ciecelski
[email protected]

A exemplo do projeto já existente no bairro Bom Jesus, onde uma parceria da Brigada Militar (BM) com a Prefeitura mantém policiais dentro do bairro permanentemente, outros dois bairros de Santa Cruz receberão nos próximos meses um Núcleo de Polícia Comunitária. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Segurança Pública, Henrique Hermany, durante a Operação Convivência em Harmonia, realizada pela BM na manhã de ontem, 22 de agosto.
Segundo Hermany, o projeto será feito pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que deverá se reunir na próxima semana. Em seguida, o projeto vai para a Câmara de Vereadores para ser votado. “Sendo aprovado, nós pretendemos colocar em prática imediatamente”, afirmou. Os bairros contemplados serão o Santa Vitória e o Progresso, ambos na zona sul da cidade.
Na ação que acontece no Bairro Bom Jesus, há cerca de quatro anos, quatro policiais moram dentro do bairro e trabalham diretamente e diariamente com a comunidade local.  Esses policiais recebem da Prefeitura uma bolsa auxílio de R$800,00, além de uma viatura nova, e um kit contendo coletes a prova de balas, algemas, armamento e rádios, tudo novo.
A intenção do projeto é diminuir os índices de criminalidade e melhorar a convivência com a população destes bairros, considerados mais violentos. “No bairro Bom Jesus, a queda nos índices é reflexo do trabalho realizado pelos policiais”, afirmou Hermany.

Convivência em Harmonia – Território Paz


Crianças do Pelotão Mirim se apresentaram

A Operação Convivência em Harmonia, evento onde foi realizado o anúncio dos dois novos núcleos, foi promovido pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), através do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santa Cruz do Sul.  A ação aconteceu no campo de futebol do bairro Bom Jesus e as crianças do Pelotão Mirim realizaram apresentação.
O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, além do Delegado Chefe da Polícia Federal, Gustavo Schneider; da Delegada da Polícia Especializada de Atendimento à Mulher, Lisandra Carvalho; da Vice-Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany; do Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional da Educação, Valdomiro Luiz da Rocha, entre outras autoridades da sociedade civil, empresários e a comunidade do Bairro.
Após a solenidade, foi realizado um almoço festivo e no final do evento, as Patrulhas Comunitárias do Interior deram início à Operação Combo.

A Operação

A Operação Convivência em Harmonia tem como base ações que priorizam a solidariedade, segurança e cidadania.  Ela vem sendo desenvolvida pelo 23º BPM, desde 2007. Inicialmente, o projeto contou com ações ostensivas, como abordagens de veículos, cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Em seguida passaram a ser desenvolvidas diversas atividades sociais junto com a comunidade que contribuem com a promoção da cidadania no bairro e resgatam a autoestima da comunidade. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Pelotão Mirim, são exemplos desses projetos.