Início Geral Prefeitura cria banco de materiais ortopédicos

Prefeitura cria banco de materiais ortopédicos

Secretária Guiomar anunciou o lançamento da campanha em seu gabinete

Grasiel Grasel
[email protected]

A Prefeitura anunciou na última sexta-feira, dia 6, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social, o lançamento da campanha “Carinho que Move”, que institui o banco de materiais ortopédicos e incentiva a doação destes equipamentos por empresas ou pessoas que não os utilizam mais. O que for arrecadado será emprestado para pessoas com limitações físicas e que não podem adquiri-los. A medida visa atender à lei 7.930, de 2018, que prevê a implantação do serviço pela Prefeitura.
Serão arrecadados cadeiras de rodas, andadores, muletas, colar cervical, tipoias, cadeiras de banho, comadres, meias elásticas, bengalas, cama hospitalar, dentre outros. No entanto, cada material será previamente identificado e avaliado por um servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), para que todos sejam entregues corretamente e atendam de fato às necessidades dos usuários.
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) da Prefeitura é requisito básico para solicitar o empréstimo de materiais, portanto, eles serão destinados apenas à famílias que realmente precisam e não podem pagar por estes. Atualmente cerca de 7 mil famílias que recebem menos de R$2,9 mil estão cadastradas e aptas para se beneficiarem do banco.
Outro pré-requisito para solicitar a retirada de um material é a apresentação de um laudo médico que recomende o uso dele, bem como o seu tempo de utilização, para que a secretaria tenha um controle de quando poderá solicitar sua devolução. Mesmo em casos de necessidade por tempo indeterminado, os materiais poderão ficar emprestados enquanto forem necessários.
O banco, que será permanente, ficará em uma sala do Albergue Municipal, no Bairro Bom Jesus, e deverá atender 24 horas por dia com o apoio da Guarda Municipal. Em caso de emergências que ocorram fora do horário comercial, em que o paciente necessite do material ortopédico urgentemente, basta ligar para o telefone da guarda, o 153.
Doações podem ser realizadas no Albergue, que fica na Rua São José, 2381, ou na sede da Secretaria de Políticas Públicas e Assistência Social, na Rua Coronel Oscar Jost, 1576 (no Poliesportivo). O horário de atendimento na secretaria é das 8h às 14 horas enquanto durar o turno único e o telefone para contato é 3715 1895. Também é permitido solicitar a busca dos materiais ortopédicos em casa.