Início Geral Prefeitura defende manutenção dos leitos pediátricos em reunião com o MPF

Prefeitura defende manutenção dos leitos pediátricos em reunião com o MPF

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Em reunião virtual convocada pelo Ministério Público Federal, a prefeita Helena Hermany e demais representantes do Município manifestaram uma forte defesa para que os atuais leitos de UTI Pediátrica existentes no Hospital Santa Cruz sejam mantidos aqui na cidade.

“Como prefeita, farei tudo que eu puder para que Santa Cruz do Sul não perca nenhum leito de UTI pediátrica, isso seria uma grande injustiça com o nosso povo. Essa UTI foi construída pela comunidade em um grande momento de união”, disse Helena no encontro.

Atendendo solicitação da prefeita e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), o procurador da República Marcelo Mezacasa, anfitrião da reunião, fez um encaminhamento para que a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) do governo do Estado apresentem um relatório e todos os pontos que precisam ser adequados e regularizados, como habilitação, estrutura física e equipes, para que os leitos continuem em Santa Cruz.

Depois de receberem a documentação, a Prefeitura e o Hospital Santa Cruz terão um prazo de 20 dias para informar quais os ajustes que serão feitos na operacionalização e funcionamento da atual estrutura de atendimento. O HSC possui desde 1997 uma UTI mista, com oito leitos neonatais – sete SUS e um não SUS (convênios ou particular) – e dois leitos pediátricos – um SUS e um não SUS.

“Não vamos medir esforços para que os leitos sejam mantidos aqui. Assim que o Estado nos informar tudo que é preciso ser feito, quais as adequações, vamos junto com o hospital e a comunidade encontrar as soluções necessárias”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke.

De acordo com a PGM, nos autos de um inquérito civil 156, que tramita junto ao Ministério Público Federal, não houve em nenhum momento determinação para que fossem extintos os dois leitos pediátricos em Santa Cruz, mas para que houvesse sim uma readequação. Nesse sentido, o Município vai buscar atender as condições técnicas, mas antes disso é preciso que o Estado aponte as providências necessárias.

O encontro também contou com as manifestações dos vereadores Henrique Hermany e Francisco Carlos Smidt (Carlão), do diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, além dos procuradores do Município e de representantes do Estado.